Acessibilidade / Reportar erro

Relatório da Tesouraria Período: julho de 1975 a julho de 1976

1. INTRODUÇÃO

Ao encerrar o mandato do quadriênio 1972/76, vimos novamente perante a Assembléia de Delegados expor e relatar as atividades da Tesouraria.

Podemos dizer que foi mais um ano de saldo positivo para a Associação Brasileira de Enfermagem. Houve aumento global do número de sócias quites no Brasil, o que se pode verificar pela análise do Anexo l ANEXO I Quadro demonstrativo do núnero de sócios da ABEn, por Seção, e respectivas entradas de "per capita" em 1976 . Em 1972, contávamos com 2.660 sócios, e em 1973, com 2.881, o que representa aumento da ordem de 8,31 % de um ano para outro. Em 1974, aumentamos em 9,76%, passando a 3.162 sócios e, em 1975 atingimos o total de 3.838, com crescimento relativo de 21,40%. Este ano, em 1976, apesar de estarmos apenas no inicio do 2º semestre, já contamos, em julho, com 2.700 sócios quites.

A nossa meta é ultrapassarmos os 4.500. Engrossando as fileiras da Associação, estamos tomando-a cada vez mais forte e representativa. Sem dúvida, a instalação do Conselho Federal de Enfermagem e o início de suas atividades influenciaram positivamente os Colegas na filiação à ABEn, fazendo com que houvesse aquele súbito aumento de 21,40% de um ano para outro.

Esperamos continuar a crescer, lado a lado, ABEn e COFEN, cumprindo cada órgão sua respectiva missão, em prol da enfermagem brasileira.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  1. Participação em reuniões de Diretoria.

  2. Correspondência com Seções e Distritos.

  3. Emissão de ordens de pagamento.

  4. Movimentação de conta da ABEn.

  5. Contrôle de letras de câmbio, para percepção de juros.

  6. Elaboração do orçamento anual.

  7. Orientação às Seções nos assuntos pertinentes à Tesouraria.

  8. Representação da Diretoria da ABEn, como Tesoureira, nas reuniões do Conselho Geral, e como Delegacia Oficial, na I Convenção da Federação Panamericana de Enfermeras/os, em Vma deI Mar, Chile -de 5 a 12 de dezembro de 1975.

  9. Inscrição no Cadastro Geral de Contribuintes do Ministério da Fazenda, dos Distritos de Volta Redonda e Londrina.

  10. Estudo de minutas de contratos, já assinados, entre :

    • 10. 1. ABEn e COFEN, pelo prazo de cinco anos, para "execução de atividades ligadas à promoção de estudos e campanhas para o aprimoramento técnico de profissionais e demais titulares da área de enfermagem". Foram assinados dois contratos:

      1. entre COFEN, com a participação do COREN-RJ e ABEn, com vigência a partir de 20 de dezembro de 1975.

      2. entre COFEN, com a participação do COREN-DF e ABEn, com vigência a partir de 18 de novembro de 1975.

    • 10 .2. ABEn e ABEn -Seção DF, pelo prazo de 2 anos, a partir de 1.0 de janeiro de 1975, para cessão de uma sala para ABEn -Seção-DF no andar térreo do Edifício Sede, de propriedade da ABEn, em Brasília. Pela utilização dessa sala, a Seção DF colabora nas despesas de manutenção do prédio.

  11. Participação na análise e sistematização do novo Estatuto da ABEn, elaborado pela Comissão Especial presidida por Dra. Circe de Melo Ribeiro.

3. CONSIDERAÇÕES GERAIS

A correspondência com Seções e Distritos ainda constitui uma área problemática, especialmente, quanto à remessa de balancetes mensais. Excetuam-se as Seções do Maranhão e Ceará que, tradicionalmente, atendem às solicitações da Tesouraria com regularidade.

As relações nominais de sócios quites já começaram a ser remetidas de forma mais ou menos regular pela maioria das Seções. Poucos deixaram de atender às circulares. Entre elas estão as Seções de Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

Recebemos as cópias autenticadas das escrituras referentes a quase todos os imóveis de propriedade das Seções. Isto constitui parte integrante do Ativo Imobilizado da ABEn, porém não constitui o todo patrimonial que deve ser demonstrado nos balanços anuais. Para demonstrar o Ativo por inteiro são necessários os balancetes de todas as Seções. Lamentavelmente, voltamos a repetir que, ainda não foi possível unificar a contabilidade por falta de elementos que devem ser fornecidos regularmente pelas Seções. Entretanto, podemos informar que várias Seções já estão com sua sede própria. Entre as que já a possuem há algum tempo, encontramos as Seções do Pará, Pernambuco, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro (Niteroi) , Rio de Janeiro (ex-Guanabara), Minas Gerais, São Paulo, e Rio Grande do Sul. Adquiriram sede própria no período de 1974/1976, as seguintes Seções: Amazonas, Paraná, além do Distrito' de Ribeirão Preto, da Seção de São Paulo, que adquiriu terreno destinado à futura sede própria.

Há ainda muito a realizar.

Como associação de finalidade cultural e assistencial, sem visar lucros, podemos pleitear isenção de impostos e da contribuição patronal previdenciária.

Mas, para obtenção desses benefícios, precisamos regularizar a situação contábil, entre outros requisitos. Mais uma vez, a colaboração dos tesoureiros de todas as Seções e Distritos se faz imprescindível.

Submetemos à análise dos delegados e colegas o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo da Receita e Despesa referente ao 1º Semestre de 1976 (Anexo II ANEXO II Quadro demonstrativo dos balanços e balancetes mensais recebidos das Seções e Distritos, de julho de 1975 a junho de 1976 . ) , bem como o Quadro Demonstrativo referente a recebimento de balanços e balancetes mensais (Anexo III ANEXO II Quadro demonstrativo dos balanços e balancetes mensais recebidos das Seções e Distritos, de julho de 1975 a junho de 1976 . ) .

Finalmente, antes de concluir este Relatório, cabe-nos expressar algumas palavras de agradecimento: primeiramente, a todos os membros das Diretorias das Seções e Distritos, e em particular, às tesoureiras pela colaboração e apoio prestados nesses quatro anos de atividades. Se algo alcançamos, foi graças ao esforço de todos a serviço de nossa Associação; em seguida, a todos os colegas do Brasil que nos conduziram, através dos votos, ao segundo mandato consecutivo como tesoureira da ABEn. Esperamos corresponder à confiança de todos, retribuindo com trabalho.

Para encerrar, uma palavra de gratidão a todos os membros desta Diretoria, pelo apoio e compreensão demonstrados, durante toda a gestão; ao Dr. Walter Felix de Mattos, nosso Contador, cuja experiência profissional de quarenta anos nos tem dado com segurança as diretrizes dos trabalhos desta Tesouraria. E a Irma Duarte, que com sua dedicação e zelo, tanto tem nos auxiliado.

A todos, muito obrigada.

É o relatório.

São Paulo, 31 de julho de 1976

Taka Oguisso - lª Tesoureira

  • BURINI, M.I. - "Estudo sobre a divulgação da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) no meio estudantil de Enfermagem". Rev. Bras. Enf.; DF, 29: 127-157, 1976.

ANEXO I Quadro demonstrativo do núnero de sócios da ABEn, por Seção, e respectivas entradas de "per capita" em 1976

ANEXO II Quadro demonstrativo dos balanços e balancetes mensais recebidos das Seções e Distritos, de julho de 1975 a junho de 1976 .

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 1976
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br