Acessibilidade / Reportar erro

REFLEXOES SOBRE A PRÁTICA DE ENFERMAGEM NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA - Implicações educacionais* * Trabalho apresentado no 5º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO PANAMERICANA DE ENFERMEIRAS/OS

Resumo

A partir da constatação de que a enfermagem atravessa, neste momento, um período de transição, as autoras, com base na literatura internacional, demonstram que, na América Latina, a preocupação com a redefinição das funções da enfermeira está intimamente relacionada com a necessidade de ampliar a cobertura das populações e com os programas de atenção primária. Enfatizam a importância das funções profissionais para a definição de enfermagem, principalmente aquelas assistenciais. Citam os diversos fatores determinantes do papel de um profissional em uma sociedade; comentam o status da mulher na definição da posição da enfermeira na equipe de saúde, e o progresso que representa a tendência atual da adoção de uma atitude de co-responsabüidade dos integrantes dessa equipe frente a sua clientela. Como exemplo ilustrativo da situação do ensino.


Texto completo disponível em PDF.

  • *
    Trabalho apresentado no 5º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO PANAMERICANA DE ENFERMEIRAS/OS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

  • 1
    CARVALHO, V; CASTRO, I. B. & PAIXÃO, S.S.-Um projeto de mudança curricular no ensino de enfermagem em nível de graduação que favorece aos propósitos emergentes da prática profissional. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Enfermagem, Belém do Pará, 16 a 22 de julho de 1978
  • 2
    CASTRO, I. B. - Encuesta sobre la enseñanza de la tuberculosis en la escuelas de enfermería de América Latina. Organización Panamericana de la Salud. Informe de Enfermería Nº 21. Washington, 1976
  • 3
    CONSEJO INTERNACIONAL DE ENFERMERAS - Declaración sobre la ampliación del papel de la enfermera. México, 1973.
  • GRUPO DE EXPERTOS DE CIENCIAS DE LA SALUD, Washington, D. C, 10 - 21 jul., 1978. La toma de posición de enfermería como una respuesta a la problemática de atención de salud em América Latina. Washington, D. C, OPAS/OMS, 1978. 36p.
  • 5
    HEIDE, Wilma Scott - Nursing and women's liberation a parallel. American Journal of Nursing, 73 (5) : 824-7, May 1973. il.
  • 6
    MAHLER, H. - Ação de reforma e enfermagem. A Saúde do Mundo. Genebra, Dez. 78.
  • 7
    ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD - Manual de Normas para Programas Integrados de Control de Tuberculosis. Anexo I - Actividades de Enfermería en programas integrados de control de la tuberculosis. Washington, 1978.
  • 8
    ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD - Informe de la III Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas. Servicios de Salud - Servicios Complementarios, - Tema 2.2.3 del proyecto del programa. REMSA 3/14. Washington, D.C.
  • 9
    REUNIÓN ESPECIAL DE MINISTROS DE SALUD DE LAS AMÉRICAS, 4., Washington, D.C,26-27 Sept., 1977. Extension de cobertura de los servicios de salud con las estrategias de aten­ción primaria y participación de la comunidad. Washington, D.C, OPAS/OMS, 1977. 46p.
  • 10
    SEMINARIO SOBRE NUEVAS DIMENSIONES EM EL ROL DE LA ENFERMERA EN LA PRESTACIÓN DE ATENCIÓN PRIMARIA, San José, Costa Rica, 27 Oct. - 3 Nov., 1976. Informe Final. Washington, D.C, OPAS/OMS, 1976. 5p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Dec 1982
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br