Acessibilidade / Reportar erro

A mulher face à saúde e ao desenvolvimento: um enfoque alternativo

LIVROS RECEBIDOS

A mulher face à saúde e ao desenvolvimento - um enfoque alternativo

RIOS, Rebeca de los e GOMÉZ, Elza. A mulher face à saúde e ao desenvolvimento - um enfoque alternativo. Brasília OPS, 1993, 19 p.

O texto analisa a evolução do conceito de gênero e sua construção na análise da saúde, não só no que diz respeito ao estado de saúde (sobre - mortalidade masculina, maior prevalência da desnutrição, outros distúrbios relacionados à alimentação e depressão em mulheres, abuso de tecnologias médico-cirúrgicas especificamente destinadas à mulher, o desgaste adicional de energia pela dupla jornda de trabalho, entre outros), bem como em relação à mulher como agente de saúde, considerando que, a divisão sexual do trabalho nas profissões da saúde estabelece distinções e hierarquias de gênero. Nesse sentido, discute que não é suficiente reconhecer a existência de condições de desigualdade e subordinação, mas que, a nível da Atenção Primária à Saúde, é necessário que sejam dirigidas intervenções específicas para a mulher, de forma a dar respostas ao "débito sanitário", acumulado historicamente. Considera que, as intervenções de Atenção Primária à Saúde, devem atuar no sentido de contribuir para a redistribuição de poder e relações mais eqüitativas em saúde, e para o resgate do papel da mulher na "participáção social", num sentido construtivo para ela mesma, reforçando a sua identidade e cidadania.

ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE - OPS

Escritório Regional de Organização Mundial da Saúde

Representação do Brasil

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1993
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br