Acessibilidade / Reportar erro

Evidências do cuidado centrado no paciente no contexto da prática profissional de saúde brasileira

RESUMO

Objetivos:

analisar as atitudes centradas no paciente nas práticas de cuidado e compartilhamento dos profissionais de enfermagem, fonoaudiologia, odontologia e medicina.

Métodos:

um estudo pesquisa transversal foi usado com 411 profissionais, e o instrumento Patient-Practitioner Orientation Scale foi aplicado como uma medida de resultado.

Resultados:

os médicos apresentaram escores médios mais elevados, refletindo orientação centrada no paciente, controle compartilhado e foco na pessoa, com diferença estatística para todos os domínios (p<0,02). Os dentistas foram os profissionais que apresentaram menores escores, principalmente no domínio compartilhamento, com diferença estatística em relação aos enfermeiros, fonoaudiólogos e médicos (p<0,05).

Conclusões:

por fim, as atitudes dos profissionais das áreas de saúde estudadas indicaram preferência autorreferida pela centralidade nos pacientes. Nesse contexto, o cuidado centrado no paciente pode ser um recurso importante na assistência à saúde quando comprometido com a superação do objeto homem.

Descritores
Cuidado Centrado no Paciente; Assistência Centrada no Paciente; Pessoal de Saúde; Profissional de Saúde; Prática Profissional

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br