Acessibilidade / Reportar erro

Reproduzindo relações de poder de gênero e de classe no ensino de enfermagem

RESUMOS DE TESES

"Reproduzindo relações de poder de gênero e de classe no ensino de enfermagem"

Dagmar E. Estermann Meyer

UFRGS/Porto Alegre/RS

"REPRODUZINDO RELAÇÕES DE PODER DE GÊNERO E DE CLASSE NO ENSINO DE ENFERMAGEM" - Dagmar E. Estermann Meyer. UFRGS/Porto Alegre/RS - Mestrado em educação - 1991.

A dissertação discute o papel da formação moral e atitudinal no processo de formação da enfermeira, buscando sua vinculação com a necessidade de manutenção e reprodução das relações de poder, de gênero e de classe no interior da profissão. O trabalho articula referenciais teóricos dos Estudos sobre Gênero, com Teorias de Reprodução em Educação, procurando apoio nas autoras que têm estudado a História da Enfermagem a partir de uma reflexão crítica de seus determinantes históricos e sociais. Utiliza-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, em moldes que se aproximam daqueles propostos pela corrente da História Oral. A investigação foi desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT e a coleta de dados foi feita em janeiro e fevereiro de 1990. As fontes de pesquisa envolveram consulta a documentos do curso e entrevistas semi-estruturas com quinze docentes do mesmo. Acredita-se ter sido possível demonstrar que existem características do ensino que contribuem para reproduzir relações de poder na Enfermagem.

Rua Felicíssimo de Azevedo, 1224/201

Bairro Higienópolis

CEP 90.450 - Porto Alegre-RS

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1992
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br