Acessibilidade / Reportar erro

Controle de partículas aéreas nos procedimentos cirúrgicos durante a pandemia da Covid-19: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

Mapear as estratégias técnicas e gerenciais para o manejo e a redução da produção de partículas aéreas em ambientes de procedimentos cirúrgicos durante a pandemia da Covid-19.

Método:

Revisão de escopo, de acordo com metodologia do Joana Briggs Institute, a partir de documentos indexados nas bases MEDLINE, BVS, CINAHL Cochrane, Embase, Scopus, Web of Science e literatura cinza, publicados em português, inglês ou espanhol. Foram considerados todos os estudos provenientes de periódicos científicos indexados e recomendações publicadas por órgãos internacionais ou associações acadêmicas, de 2019 a janeiro de 2022. Os achados foram sumarizados e analisados por estatística descritiva e síntese narrativa.

Resultados:

Foram selecionados 22 estudos, sendo 19 publicados em inglês, dois em espanhol, um em português, com predominância de revisões da literatura. Os achados foram categorizados em recomendações para o ambiente, a equipe e a técnica cirúrgica.

Conclusão:

a revisão mapeou as estratégias técnicas e gerenciais para o manejo e a redução da produção de partículas aéreas nos ambientes de procedimentos cirúrgicos. Envolvem desde o uso de equipamentos de proteção individual, treinamentos, modalidade anestésica, manipulação de vias aéreas, até a execução da técnica cirúrgica.

DESCRITORES
Centro Cirúrgico; Aerossóis; Controle de Infecções; Infecções por Coronavírus; Síndrome Respiratória Aguda Grave

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br