Acessibilidade / Reportar erro

Supervisão dos Agentes Comunitários de Saúde na Estratégia Saúde da Família: a ótica dos enfermeiros* * Extraído da dissertação “O processo de trabalho do enfermeiro na supervisão ao Agente Comunitário de Saúde em equipes de saúde da família”, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2014

Objetivo

Analisar as concepções de supervisão de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família (ESF) em relação aos Agentes Comunitários de Saúde, tendo por referencial o processo de trabalho e as relações de poder.

Método

Estudo qualitativo, no qual foram realizadas 18 entrevistas com enfermeiros da ESF do interior do estado de Goiás. Após a transcrição, os dados foram submetidos a análise de conteúdo temática, sendo identificadas as seguintes categorias: Supervisão de olho em tudo e Supervisão é participar e trabalhar juntos.

Resultados

Dentre os achados, é evidente o caráter de controle e fiscalização realizados, principalmente, por meio de instrumentos impressos e visitas domiciliares, constituindo relações verticalizadas e impositivas e sofrendo a influência da gestão de saúde local. Outro achado é a realização da supervisão como um fazer junto e com a perspectiva educativa.

Conclusão

A supervisão realizada não proporciona as mudanças pretendidas pela ESF.




Supervisão de Enfermagem; Estratégia Saúde da Família; Agentes Comunitários de Saúde; Atenção Primária à Saúde


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br