Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO DA REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO — USP

Changing the curriculum of the undergraduate program at the Ribeirão Preto School of Nursing, University of São Paulo

Resumos

Este estudo apresenta os elementos iniciais de uma proposta de reformulação do currículo da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto — USP, elaborados pela Comissão de Reestruturação Curricular. Foram trabalhadas as três primeiras etapas do modelo técnico do planejamento curricular preconizado por SAUL (1971): diagnóstico das necessidades, os objetivos educacionais e a seleção e organização do conteúdo. Discutiu-se alguns aspectos filosóficos do ensino de enfermagem, a partir das necessidades sentidas por docentes e discentes, aspectos esses básicos, que conduziram à determinação das funções gerais do enfermeiro. Estas funções serviram de guia para a elaboração dos objetivos gerais, sendo discriminadas as disciplinas necessárias para o alcance dos mesmos. A Comissão pretende dar continuidade à proposta de alteração curricular.


This paper presents the initial considerations on possible changes in the curriculum of the undergraduate program. The three first steps of the technical model of the curriculum plan recommended by Saul (1971) were studied, i.e. the diagnosis of the needs, educational objectives, and selection and organization of the contents. Some philosophical aspects of nursing education born out of the needs felt by teachers and pupils were discussed. Such aspects were basic in the determination of the nurse's function. Based on the nurse's function, the educational objectives of the curriculum were established. The next step was the listing of the contents necessary to the fulfillment of the objectives. This work is to be continued.


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    CASAGRANDE, L. D. R. Modelo do planejamento curricular. In: SEMINARIO Ensino de Graduação em Enfermagem, nov. 1980. (Mimeografado).
  • 2
    BLOOM, B. S. et alii. Taxionomia de objetivos educacionais — domínio cognitivo. Porto Alegre, Globo, 1973, 179 p.
  • 3
    KRON, T. Manual de enfermagem. Rio de Janeiro, Interamericana, 1978, 251p.
  • 4
    McDERMIT, M. T. Análises conceptual de la enfermería. Ed. Med. Salud, Washington, 13(4):315-31. 1979.
  • 5
    MINZONI, M. A. et alii. A enfermagem em saúde mental e psiquiátrica: a busca de uma posição. Enf. Novas Dimens., São Paulo, 3(6):360-5, nov./dez. 1977.
  • 6
    ORLANDO I. C. O relacionamento dinámico enfermeiro-paciente. São Paulo, EPU; EDUSP, 1978. 110 p.
  • 7
    SÃO PAULO (Estado) Secretaria dos Negócios da Educação. Coordenadoria do Ensino Técnico. Indicação nº 1/72. In: BARROS, R. S. M. de Diretrizes e bases da educação nacional. São Paulo, Pioneira, 1973.
  • 8
    SAUL, A. M. Modelo de pesquisa em ação aplicado ao treinamento de professores. São Paulo, 1971. (Dissertação de Mestrado — Pontificia Universidade Católica).
  • 9
    TAVARES, M. S. G. Análise critica do ensino de graduação em Enfermagem e Obstetrícia da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. In: SEMINARIO O Ensino de Graduação em Enfermagem, nov., 1980. (Mimeografado).
  • 10
    TYLER, R. Princípios básicos de currículo e ensino. 5. ed. Porto Alegre, Globo, 1978. 119 p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 1982
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br