Acessibilidade / Reportar erro

Supervisão em Enfermagem: Estudar o “Caso” do fenómeno de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital* * Este trabalho foi extraído da dissertação de doutoramento intitulada Supervisão de Estágios em Enfermagem na Articulação Interorganizacional Escola e Hospital, realizada no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

A história desta investigação encontrou um ethos propício não só pelo percurso da investigadora, mas também pelas atuais políticas públicas de modernização e de reforma capazes de regular e transformar os sistemas educativos e de saúde, bem como os seus grupos profissionais. A reflexão entretanto desenvolvida suscitara uma perceção vincada dos processos organizacionais de mudança pelos quais estes interferiam na articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde a supervisão de estágios seria a grande protagonista, sustentada pelos significados que os atores intervenientes lhes têm atribuído. A pesquisa explícita de opções epistemológicas e metodológicas levou a olhar para o problema de uma forma mais atenta, apurando-o, tendo em conta as dimensões organizacionais. A opção por um estudo de caso prendeu-se com o facto de o método permitir responder ao propósito de conhecer e compreender o fenómeno da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, concretamente através da supervisão de estágios.

Supervisão de Enfermagem; Organizações; Escolas de Enfermagem; Hospitais de Ensino; Estudo de Caso


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br