Acessibilidade / Reportar erro

Comparação do estresse em universitários de enfermagem ingressantes e concluintes do curso

RESUMO

Objetivo:

Comparar o nível de estresse de universitários de enfermagem ingressantes e concluintes do curso.

Método:

Estudo transversal, desenvolvido em uma universidade pública federal, do estado da Bahia, com estudantes que responderam a questionários sobre variáveis sociodemográficas, vida acadêmica e a escala para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem. Para avaliar as relações entre as variáveis empregaram-se os testes do Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher. Para verificar tendências proporcionais entre variáveis do tipo ordinal e os grupos utilizou-se do Teste Qui-Quadrado de Tendência Linear. O nível de significância estatística foi de 5%.

Resultados:

Participaram 154 estudantes. Houve tendência a maior nível de estresse em estudantes do último ano comparados aos do primeiro, em quatro dos seis domínios: Realização das atividades práticas (p=0,00), Comunicação profissional (p=0,00), Ambiente (p=0,00) e Formação profissional (p=0,00).

Conclusão:

Constatou-se níveis elevados de estresse no último ano. Ressalta-se a necessidade de ampliação da investigação para outros anos do curso, a reflexão institucional sobre os fatores estressores e a adoção de uma política institucional que propicie melhor enfrentamento dos estressores.

DESCRITORES:
Estudantes de Enfermagem; Estresse Psicológico; Fatores de Risco

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br