Acessibilidade / Reportar erro

Vivências de idosos com a dor oncológica: abordagem compreensiva existencial* * Extraído da dissertação "Compreensão fenomenológica existencial da dor oncológica vivenciada por idosos: perspectivas para os cuidados de enfermagem", Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá, 2014

OBJETIVO

Compreender a vivência com a dor oncológica por idosos.

MÉTODO

Pesquisa qualitativa alicerçada na fenomenologia heideggeriana. Foram entrevistados 12 idosos em um município do noroeste do Paraná, no período de novembro de 2013 a fevereiro de 2014.

RESULTADOS

Da análise realizada por meio da compreensão vaga e mediana e compreensão interpretativa, emergiram duas temáticas ontológicas: A dor oncológica: desvelando o aprisionamento e as imposições vivenciadas pelos idosos e Desvelando a angústia de conviver com a dor oncológica, que revelaram não apenas como os idosos vivenciam a dor em seu cotidiano, mas o quão difícil é conviver com suas peculiaridades.

CONCLUSÃO

A dor do câncer, para os idosos, tem repercussões biopsicossociais, gerando alterações em seu existir no mundo, exigindo um cuidado holístico e autêntico.

Idoso; Neoplasias; Dor; Enfermagem Oncológica


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br