Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar

RESUMO

Objetivo:

Relatar a experiência de uma prática educativa de sensibilização dos trabalhadores de saúde às ações de Educação Permanente em Saúde.

Método:

Trata-se de um relato de experiência, de cunho qualitativo e natureza descritiva, conduzido por meio do Arco de Maguerez, no ano de 2019, em um hospital de referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas do estado de Rondônia.

Resultados:

O Arco de Maguerez foi ponto importante para a intervenção na realidade do contexto, por meio de duas dinâmicas intituladas “mitos e verdades” e “roleta lúdica”, que facilitaram a reflexão e a compreensão sobre o papel da educação permanente nos serviços estudados.

Conclusão:

As ações de educação permanente têm papel fundamental na construção de saberes, ampliando o conhecimento, por facilitar o compartilhamento de novas experiências com a equipe e o público externo.

DESCRITORES
Educação Continuada; Política de Saúde; Estratégias de Saúde; Educação Profissionalizante; Hospitais

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br