Acessibilidade / Reportar erro

Realidade virtual no alívio da dor durante a troca de curativos de feridas crônicas

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o efeito da realidade virtual no alívio da dor durante a troca de curativos de feridas crônicas.

Método:

Estudo experimental realizado com 17 participantes, em ambulatório de estomaterapia no Ceará, Brasil, de junho a dezembro de 2019, com utilização de óculos de realidade virtual Oculus Go ®. Coletaram-se informações sociodemográficas, clínicas, de hábitos de vida e sobre as características das lesões. Utilizou-se escala de faces e visual analógica para avaliação da dor, avaliação de aspectos comportamentais, satisfação e incômodo do Oculus Go ®. Utilizaram-se os testes Qui-quadrado, McNemar e Wilcoxon. O estudo foi aprovado sob parecer de nº 2.649.144/2019.

Resultados:

Houve redução da dor na troca de curativo com Oculus Go ®. Os participantes com Oculus Go ® manifestaram menos dor durante (p < 0,001) e após (p < 0,001) a troca de curativos; e apresentaram menor frequência cardíaca antes (p = 0,044) e após (p = 0,001) o procedimento. Houve diferenças significativas entre os grupos nos valores da pressão arterial sistólica (p = 0,012) e diastólica (p = 0,004) após o curativo. A realidade virtual não causou incômodo e os participantes mostraram-se satisfeitos.

Conclusão:

A realidade virtual apresentou efeitos positivos no alívio da dor durante a troca de curativos de feridas crônicas.

DESCRITORES
Realidade Virtual; Imageamento Tridimensional; Dor; Ferimentos e Lesões; Satisfação do Paciente

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br