Acessibilidade / Reportar erro

Práticas integrativas e complementares, perfil e cuidados de enfermeiras(os) às pessoas com hipertensão: estudo misto * * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Perfil de enfermeiras(os) acerca das práticas integrativas e complementares e o cuidado às pessoas com hipertensão arterial: estudo de métodos mistos”, apresentada à Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo nº 404534/2021-0, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Brasil.

Objetivo:

analisar o perfil de enfermeiras(os) acerca das práticas integrativas e complementares em saúde e compreender como são utilizadas no cuidado às pessoas com hipertensão arterial.

Método:

explanatório sequencial misto. A etapa quantitativa transversal contou com 386 enfermeiras(os), via questionário virtual, abordando perfil sociodemográfico e profissional, formação e atuação, com análise descritiva e inferencial. A etapa qualitativa ocorreu mediante 18 entrevistas virtuais com profissionais que possuem formação nas práticas e as utilizam no cuidado às pessoas com hipertensão, fundamentada na análise participativa. A integração se deu por conexão.

Resultados:

36,8% tinham formação nas práticas, predominando mulheres, brancas, casadas, servidoras públicas, com média de idade de 37 anos (+ 9,4). 14,2% utilizam as práticas no cuidado às pessoas com hipertensão, predominando a auriculoterapia (28,2%) e a sangria na crise hipertensiva. Evidenciou-se a abordagem integral do paciente, não limitada ao sinal vital alterado, com intervenção na ansiedade, estresse, sono e repouso. Como potencialidade, tem-se o auxílio na adesão ao tratamento.

Conclusão:

apresentou-se o perfil de enfermeiras(os) com formação em práticas integrativas e complementares. Compreende-se que tais práticas têm implicação na diminuição da pressão arterial, e são utilizadas no cuidado às pessoas com hipertensão, porém de forma incipiente, considerando o potencial no cuidado de enfermagem.

Descritores:
Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Terapias Complementares; Medicina Tradicional; Medicina Integrativa; Hipertensão


Destaques:

(1) Apresenta o perfil de enfermeiras(os) com formação em PICS em Santa Catarina.

(2) Evidencia quais são as PICS e como são utilizadas no cuidado às pessoas com hipertensão.

(3) Aponta as potencialidades no uso das PICS no cuidado às pessoas com hipertensão.

(4) Identifica os desafios no uso das PICS no cuidado às pessoas com hipertensão.

(5) Fortalece e evidencia o protagonismo da enfermagem no uso das PICS.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br