Acessibilidade / Reportar erro

Sofrimento psicológico em estudantes de enfermagem: relação com tempo de tela, alimentação e atividade física

Objetivo:

determinar a prevalência de sintomas de ansiedade e depressão e sua associação com tempo de tela, dieta e atividade física em uma coorte de estudantes de enfermagem.

Método:

estudo descritivo transversal com amostra de 648 estudantes de enfermagem. Utilizou-se a Hospital Anxiety and Depression Scale, a versão curta do International Physical Activity Questionnaire e o Índice Espanhol de Alimentação Saudável. Foram realizados diferentes modelos de regressão linear múltipla para analisar a associação entre sintomas de ansiedade e depressão e tempo de tela, dieta e atividade física.

Resultados:

a prevalência de sintomas de ansiedade e depressão foi de 24,1% e 3,7%, respectivamente. O tempo prolongado de tela (>6 horas por dia), a baixa atividade física e a dieta inadequada foram associados de forma independente e significativa ao aumento da sintomatologia psicológica.

Conclusão:

a saúde mental dos estudantes de enfermagem pode ser beneficiada com a implementação de iniciativas que promovam estilos de vida saudáveis.

Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Ansiedade; Depressão; Atividade Motora; Dieta; Estudos Transversais


Destaques:

(1) Sinais de ansiedade e depressão são comuns em estudantes de enfermagem.

(2) Má alimentação, sedentarismo e baixa atividade física são hábitos prevalentes.

(3) Dieta, tempo de tela e atividade física estão relacionados ao sofrimento psicológico.

(4) É necessário acompanhar e promover a saúde mental dos futuros enfermeiros.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br