Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação profissional na enfermagem durante a pandemia de COVID-19* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Satisfação no trabalho dos profissionais de enfermagem durante a pandemia de COVID-19”, apresentada à Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Brasil.

Objetivo:

avaliar a satisfação com o trabalho de profissionais de enfermagem que atuaram na assistência e na gestão, durante a pandemia de COVID-19.

Método:

estudo epidemiológico de corte transversal. Participaram 334 profissionais de enfermagem de um hospital de ensino. Foram calculadas as frequências absolutas e relativas das variáveis qualitativas e as médias das variáveis numéricas. Foram comparadas as médias dos resultados dos domínios da escala de satisfação profissional (Job Satisfaction Survey) com variáveis sociodemográficas-laborais. Foram aplicados os testes t de Student, Mann-Whitney, Anova seguidos de pós-teste de Tukey, Kruskal-Wallis ou Dunn, para verificar a significância estatística dos resultados com nível crítico de 0,05.

Resultados:

90 profissionais demonstraram-se satisfeitos com o trabalho, três profissionais demonstraram-se insatisfeitos e 241 profissionais demonstraram-se ambivalentes.

Conclusão:

foi evidenciada uma ambivalência dos trabalhadores de enfermagem em relação à sua satisfação com o trabalho, durante o período da pandemia de COVID-19. Os achados indicam um caminho para que gerentes e formuladores de política em saúde façam investimentos em planos de carreira e ambiente de trabalho que melhorem as condições de trabalho dos trabalhadores de enfermagem.

Descritores:
Pandemias; Saúde do Trabalhador; Satisfação no Trabalho; Pesquisa em Administração de Enfermagem; Condições de Trabalho; Estresse Ocupacional


Destaques:

(1) Evidenciada ambivalência quanto a satisfação com o trabalho.

(2) Evidenciada insatisfação quanto a remuneração, benefícios, promoção e ambiente.

(3) Evidenciada satisfação quanto aos colegas de trabalho e supervisão.

(4) Importância de planos de carreira, remuneração e benefícios dignos.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br