Acessibilidade / Reportar erro

Cuidados de enfermagem em saúde mental para pessoas com diabetes mellitus: revisão integrativa * * Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo nº 125675/2021- 6, Brasil.

Objetivo:

avaliar as evidências disponíveis sobre os cuidados de enfermagem em saúde mental para pessoas com diabetes mellitus nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Método:

revisão integrativa da literatura. Busca realizada em cinco bases de dados. Amostra composta por 14 estudos. Os estudos foram exportados para o gerenciador EndNote, e seus dados, para uma planilha desenvolvida pelo Microsoft Excel. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada por meio de ferramentas propostas pelo Joanna Briggs Institute. Etapas de amostragem, categorização, avaliação, interpretação dos resultados e síntese dos estudos incluídos foram realizadas por dois revisores de forma independente e mascarada. A análise descritiva dos resultados é apresentada em três categorias.

Resultados:

orientações para o autocuidado potencializadas pela rede de suporte social, englobando ferramentas e estratégias no âmbito físico e psíquico; estratégias de comunicação terapêutica e psicoterapia, focalizando a psicoterapia e a comunicação terapêutica; e intervenções de autogestão/ autogerenciamento, abordando o autocuidado com base em teorias comportamentais.

Conclusão:

a síntese do conhecimento revelou que as orientações para o autocuidado potencializadas pela rede de suporte social, estratégias de comunicação terapêutica e psicoterapia e intervenções de autogestão/autogerenciamento são intervenções positivas que auxiliam as pessoas com transtornos mentais e diabetes mellitus na prevenção de agravos.

Descritores:
Diabetes Mellitus; Complicações do Diabetes; Saúde Mental; Cuidados de Enfermagem; Autogestão; Padrões de Prática em Enfermagem


Destaques:

(1) A literatura brasileira sobre os cuidados em saúde mental de pessoas com diabetes é escassa.

(2) A revisão aborda cuidados em saúde mental para pessoas com diabetes mellitus.

(3) O autocuidado potencializado pela rede de suporte reverbera na saúde mental.

(4) Comunicação terapêutica e psicoterapia comportamental são cuidados eficazes.

(5) Intervenções pautadas em autogestão/ autogerenciamento reduzem o sofrimento psíquico.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br