Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação cultural e análise da consistência interna do instrumento MISSCARE para uso no Brasil1 1 Artigo extraído da Dissertação de Mestrado "Adaptação cultural e validação inicial do instrumento MISSCARE para o Brasil: contribuição para o mapeamento de riscos para a segurança do paciente hospitalizado" apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

OBJETIVO:

Este estudo metodológico teve como objetivos realizar a adaptação cultural do instrumento MISSCARE para o Brasil e analisar a consistência interna da versão adaptada.

MÉTODO:

O instrumento possui 41 itens apresentados em duas partes. A parte A contém 24 itens referentes aos elementos dos cuidados de enfermagem omitidos e a parte B, 17 itens relacionados às razões para a não prestação dos cuidados. A pesquisa, aprovada pelo comitê de ética, foi realizada em duas fases. A primeira consistiu no processo de adaptação cultural, que verificou a validade de face e de conteúdo, realizada por um comitê de cinco juízes conforme os passos preconizados pela literatura. A segunda visou analisar a consistência interna do instrumento com 60 profissionais da equipe de enfermagem de um hospital público de ensino universitário.

RESULTADO:

O instrumento demonstrou validade de face e conteúdo na opinião dos especialistas. Os valores do coeficiente alfa de Cronbach, obtidos para as partes A e B do instrumento, foram acima de 0,70, sendo considerados adequados.

CONCLUSÃO:

A versão adaptada do MISSCARE mostrou consistência interna satisfatória para a amostra estudada.

Cuidados de Enfermagem; Estudos de Validação; Segurança do Paciente


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br