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Elaboração e implementação de protocolo para Hora Ouro do recém-nascido prematuro utilizando ciência da implementação* * Artigo extraído de dissertação de mestrado “Protocolo para a primeira hora de vida do recém-nascido prematuro”, apresentada à Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil. Apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), Processo 2022-WDFC7.

Objetivo:

descrever o processo de elaboração e implementação de protocolo assistencial para a primeira hora de vida do recém-nascido prematuro.

Método:

pesquisa participativa, que utilizou referencial da ciência da implementação e os domínios do Consolidated Framework for Implementation Research. Estudo realizado em hospital universitário no sudeste do Brasil, com participação da equipe multiprofissional e gestores. O estudo foi organizado em seis etapas, por meio do ciclo de melhoria contínua (Plan, Do, Check, Act): diagnóstico situacional; elaboração do protocolo; treinamentos; implementação do protocolo; levantamento de barreiras e facilitadores; monitoramento e revisão do protocolo. Os dados foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo.

Resultados:

o primeiro protocolo Hora Ouro da instituição foi organizado pela equipe multiprofissional a partir de uma abordagem coletiva e dialógica. O protocolo priorizou a estabilidade cardiorrespiratória, prevenção de hipotermia, de hipoglicemia e de infecção. Após treinamento e implementação por quatro meses, o protocolo foi avaliado como uma intervenção de qualidade, necessária ao serviço, de baixo custo e pouco complexa. A principal sugestão de melhoria foi realizar ações educativas frequentes.

Conclusão:

a implementação provocou mudanças e iniciou um processo de melhoria da qualidade da assistência neonatal, sendo necessária a manutenção dos treinamentos para maior adesão e melhores resultados.

Descritores:
Recém-Nascido Prematuro; Neonatologia; Enfermagem Neonatal; Protocolos Clínicos; Ciência da Implementação; Gestão da Qualidade


Destaques:

(1) Empregando a implementação da ciência em estudo realizado em um hospital universitário.

(2) Organização, implementação e avaliação do protocolo assistencial multiprofissional.

(3) Construção coletiva, considerando as melhores evidências científicas disponíveis.

(4) Translação do conhecimento sobre qualidade e segurança do cuidado neonatal.

(5) Tradução e aplicação das melhores evidências científicas no processo de trabalho.

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