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INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM ENFERMEIROS SOBRE CONSULTA DE PUERICULTURA: UM ESTUDO DE MÉTODO MISTO

RESUMO

Objetivo:

determinar o efeito e a influência de uma intervenção educativa sobre consulta de puericultura no conhecimento e na prática de enfermeiros.

Método:

adotou-se o método misto de pesquisa, com o desenho explanatório sequencial, caracterizado por uma etapa com abordagem quantitativa, desenvolvida no estudo quase-experimental, com 30 enfermeiros, seguida por uma qualitativa, realizada por entrevista em profundidade, com 11 enfermeiros atuantes nas Unidades de Saúde da Família de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Na análise quantitativa, utilizou-se estatística descritiva e o teste de proporção, e na qualitativa a análise temática.

Resultados:

o efeito da intervenção educativa foi estatisticamente significante nas dimensões da consulta: Periodicidade da consulta, Alimentação da criança, Exame físico, Avaliação do crescimento, Avaliação do desenvolvimento e Educação em saúde. Na etapa qualitativa, compreendeu-se a influência da intervenção na ampliação do conhecimento e mudança de algumas práticas dos enfermeiros nas dimensões supracitadas, havendo concordância entre os dados encontrados.

Conclusão:

evidenciou-se o efeito positivo da intervenção educativa no conhecimento e na prática dos enfermeiros nas consultas de puericultura, possibilitando-lhes refletir sobre os conteúdos abordados e promover mudanças no seu cotidiano.

DESCRITORES:
Cuidado da criança; Crescimento e desenvolvimento; Enfermeiro; Educação permanente; Atenção primária à saúde

ABSTRACT

Objective:

to determine the effect and influence of an educational intervention on childcare consultation on nurses’ knowledge and practice.

Method:

a mixed research method was adopted, with a sequential explanatory design, characterized by a stage with a quantitative approach, developed in a quasi-experimental study, with 30 nurses, followed by a qualitative one, carried out by in-depth interview, with 11 nurses working in the Family Health Units of João Pessoa, Paraíba, Brazil. In quantitative analysis, descriptive statistics and proportion test were used, and in qualitative analysis, thematic analysis was used.

Results:

the effect of the educational intervention was statistically significant in the consultation dimensions: consultation frequency; child nutrition; physical examination; growth assessment; development assessment; and health education. In the qualitative stage, the influence of the intervention in expanding knowledge and changing some nurses’ practices in the aforementioned dimensions was understood, with agreement between the data found.

Conclusion:

the positive effect of the educational intervention on nurses’ knowledge and practice in childcare consultations was evident, enabling them to reflect on the content covered and promote changes in their daily lives.

DESCRIPTORS:
Child care; Growth and development; Nurse; Education continuing; Primary health care

RESUMEN

Objetivo:

determinar el efecto e influencia de una intervención educativa en la consulta de puericultura sobre el conocimiento y la práctica de las enfermeras.

Método:

se adoptó un método de investigación mixto, con diseño explicativo secuencial, caracterizado por una etapa con enfoque cuantitativo, desarrollado en un estudio cuasiexperimental, con 30 enfermeros, seguido de uno cualitativo, realizado por entrevista en profundidad. con 11 enfermeros trabajando en las Unidades de Salud de la Familia de João Pessoa, Paraíba, Brasil. En el análisis cuantitativo se utilizó estadística descriptiva y prueba de proporciones, y en el análisis cualitativo se utilizó análisis temático.

Resultados:

el efecto de la intervención educativa fue estadísticamente significativo en las dimensiones de la consulta: frecuencia de consulta; nutrición infantil; examen físico; evaluación del crecimiento; evaluación del desarrollo; y educación sanitaria. En la etapa cualitativa se comprendió la influencia de la intervención en la ampliación del conocimiento y el cambio de algunas prácticas de enfermería en las dimensiones before mencionadas, existiendo concordancia entre los datos encontrados.

Conclusión:

fue evidente el efecto positivo de la intervención educativa en el conocimiento y la práctica de los enfermeros en las consultas de puericultura, permitiéndoles reflexionar sobre los contenidos tratados y promover cambios en su vida cotidiana.

DESCRIPTORES:
Cuidado del niño; Crecimiento y desarrollo; Enfermero; Educación continua; Atención primaria de salud

INTRODUÇÃO

A consulta de puericultura realizada na Estratégia Saúde da Família (ESF), modelo prioritário de organização da Atenção Primária à Saúde (APS),11. Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 2.436 de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) [Internet]. Brasília: Diário Oficial da União; 2017 [cited 2023 Jan 29]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html
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é uma ferramenta primordial para a vigilância à saúde na primeira infância e para a assistência individualizada à criança e à sua família22. Ferreira FÂ, Freitas RSC, Santos MCS dos, Silva SRM, Silva AM da, Santos MKS. Consulta de puericultura: problemas encontrados em menores de 2 anos. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2019 [cited 2023 Jan 21];13:e240072. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1049353
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A consulta de puericultura, realizada por meio de ações contínuas e globais de promoção e proteção à saúde, prevenção e detecção precoce de agravos, é uma estratégia efetiva para a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil33. Vieira DS, Dias TKC, Pedrosa RKB, Vaz EMC, Collet N, Reichert APS. Processo de trabalho de enfermeiros na vigilância do desenvolvimento infantil. REME Rev Min Enferm [Internet]. 2019 [cited 2023 Jan 12];23:e1442. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1049856
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. Conforme o Ministério da Saúde (MS) brasileiro, é recomendado que sejam realizadas sete consultas de puericultura no primeiro ano de vida, duas consultas no segundo ano de vida e, posteriormente, consultas anuais44. Ministério da Saúde (BR). Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Caderneta da Criança. Brasília: Ministério da Saúde; 2022 [cited 2023 Jan 12]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menina_5.ed.pdf
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. Nesse encontro de cuidado, o enfermeiro é um profissional fundamental, capaz de proporcionar uma assistência qualificada à criança e à sua família, com vistas à integralidade e à longitudinalidade do cuidado55. Hanzen IP, Zanotelli SS, Zanatta EA. Diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem para a consulta de enfermagem à criança. Enferm Foco [Internet]. 2019 [cited 2023 Jan 29];10(7):16-21 Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n7.2683
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-66. Monteiro MGA, Azevedo EB, Lima MKS, Barbosa HCV, Barbosa JCG, Cerqueira ACDR. Consulta de enfermagem em puericultura na perspectiva de mães atendidas pela Estratégia Saúde da Família. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2020 [cited 2023 Jan 20];34:e37945. Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37945
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Ao longo da consulta, preconiza-se que o enfermeiro realize a anamnese; o exame físico geral; a avaliação de crescimento: peso, comprimento/altura, perímetro cefálico, Índice de Massa Corporal (IMC); a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor: reflexos primitivos, marcos do desenvolvimento; as intervenções de enfermagem frente às queixas e aos achados clínicos; o fornecimento de informação sobre sinais de alerta, estímulo do desenvolvimento infantil, prevenção de acidentes, estresse tóxico e atualização do calendário vacinal; o registro das informações no prontuário e na Caderneta da Criança. Ao fim da consulta, o enfermeiro deve elogiar a mãe por aquilo que vai bem e por ter levado a criança para a puericultura, agendar a próxima consulta e fazer perguntas de verificação para se certificar que suas orientações foram compreendidas77. PROENF. Programa de atualização em enfermagem: Saúde da criança e do adolescente: Ciclo 16. Porto Alegre: Artmed Panamericana; 2022..

Todavia, quando a consulta de puericultura não é realizada de forma sistematizada, pode-se fragilizar a assistência com consequente perda da confiança do cuidado implementado pelo enfermeiro88. Siega CK, Adamy EK, Toso BRGO, Zocche DAZ, Zanatta EA. Vivências e significados da Consulta do Enfermeiro em puericultura: Análise à luz de Wanda Horta. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2020 [cited 2023 Jan 12];10:e65. Available from: https://doi.org/10.5902/2179769241597
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. Estudo realizado com 31 enfermeiros da APS de uma capital do Nordeste evidenciou que apenas um enfermeiro apresentou desempenho satisfatório na consulta de puericultura. Ademais, foi identificado que as dimensões de cuidado relacionadas ao exame físico/desenvolvimento neuropsicomotor e a educação em saúde foram pouco contempladas na consulta99. Michelon JM, Backes DS, Costenaro RGS, Ilha S, Lunardi VL, Zamberlan C. Nursing process directed to newborns in a usual risk maternity ward: Nurses' Perceptions. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2023 [cited 2023 Sep 22];32:e20220197. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2022-0197en
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Outro estudo que avaliou 175 consultas de puericultura realizadas por profissionais da APS identificou que, em todas as consultas, foram verificadas as medições de peso e comprimento e de perímetro cefálico em 96,0% das crianças. Todavia, a avaliação do desenvolvimento (21,7%), as orientações sobre o crescimento - peso (38,3%) e desenvolvimento (11,4%), o registro nas curvas de IMC/idade (11,4%) e dos marcos do desenvolvimento (12,0%), e as orientações relacionadas à suplementação (25,7%) e à prevenção de acidentes e violência (2,9%) apresentaram baixas frequências de implementação1010. Pedraza DF. Consulta de puericultura na Estratégia Saúde da Família em municípios do interior do estado da Paraíba, Brasil. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2023 [cited 2023 Sep 22]:28(8):2291-302. Available from: http://doi.org/10.1590/1413-81232023288.06022023
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Diante disso, destaca-se a necessidade da realização de práticas educativas para atualizações dos conhecimentos e práticas dos profissionais da APS, a destacar os enfermeiros, a fim de proporcionar um olhar para a integralidade e um cuidado mais qualificado e seguro1111. Soares CF, Heidemann ITSB, Durand MK, Costa MFBNA, Marçal CCB, Ferreira JM. Prática educativa com enfermeiros da atenção primária: não à lesão por pressão. Cogitare Enferm [Internet]. 2018 [cited 2023 Jan 29];23(3):e55197. Available from: http://doi.org/10.5380/ce.v23i3.55197
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. Estudo com 97 enfermeiros que receberam capacitação aponta que 88,5% desses consi deraram executar o trabalho com maior assertividade, e 82,8% afirmaram ter havido melhora nas atividades relacionadas ao conteúdo abordado, após o treinamento1212. Silva SO, Duarte FH da S, Dutra SVO, Ribeiro KRB, Dantas RAN, Dantas DV. Educational technologies for caregivers in the context of pediatric oncology hospital units: A scoping review. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2023 [cited 2023 Sep 22];32:e20220105. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2022-0105en
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Assim, destaca-se a Educação Permanente como estratégia necessária para o crescimento pessoal e intelectual dos enfermeiros, bem como para as mudanças no espaço de trabalho, refletindo em um melhor desempenho nas suas atividades e benefícios para o serviço e os usuários1313. Oliveira FMCSN, Ferreira EC, Rufino NA, Santos MSS. Educação permanente e qualidade da assistência à saúde: Aprendizagem significativa no trabalho da enfermagem. Aquichan [Internet]. 2011 [cited 2023 Feb 10;11(1):48-65. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-635389
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. Contudo, constata-se que ainda é frágil a realização de capacitações nos serviços de saúde direcionados à assistência à criança e, quando realizadas, não contemplam as necessidades do trabalho1414. Souza AA, Heidemann ITSB, Souza JM. Limit-situations in child health care practices: Challenges to the empowerment of nurses. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2020 [cited 2023 Feb 01];54:e03652. Available from: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019019303652
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-1515. Gleriano JS, Fabro GCR, Tomaz WB, Forster AC, Chave LDP. Family health team work management. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2021 [cited 2023 Feb 01];25(1):e20200093. Available from: https://www.scielo.br/j/ean/a/MmS9HhvNsTs9kdKtV4TN9sy/?lang=en
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Diante das fragilidades na assistência à criança e a seus familiares no âmbito da APS e de evidências na literatura de que a efetivação da educação permanente com base na necessidade do serviço é relevante para a mudança da realidade assistencial dos profissionais, é premente a realização de uma intervenção educativa e a avaliação do seu impacto nas ações de cuidado dos enfermeiros da APS, implementadas na consulta de puericultura.

Portanto, questionou-se: qual o efeito de uma intervenção educativa sobre a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil na consulta de puericultura nos conhecimentos e práticas de enfermeiros da APS? Como pode ser descrita a influência da atividade educativa na perspectiva dos enfermeiros, em relação ao seu conhecimento e à sua prática?

Para isso, objetivou-se determinar o efeito e a influência de uma intervenção educativa sobre a consulta de puericultura no conhecimento e prática de enfermeiros.

MÉTODOS

Adotou-se o método misto de pesquisa, com o desenho explanatório sequencial (QUAN → qual), caracterizado pelo desenvolvimento de uma etapa com abordagem quantitativa, seguida por uma qualitativa. Nesse tipo de estudo, os dados qualitativos podem explicar os achados quantitativos contraditórios ou incomuns, a partir da mixagem dos dados, minimizando as limitações das abordagens quantitativas e qualitativas. Assim, ao proporcionar o aprofundamento dos resultados, justifica-se a utilização do método misto nesta investigação1616. Creswell JW, Creswell JD. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5th ed. Porto Alegre: Penso; 2021.. Foram contemplados os critérios estabelecidos pelo Mixed Methods Appraisal Tool (versão 2018)1717. Hong QN, Fàbregues S, Bartlett G, Boardman FK, Cargo M, Dagenais P, et al. The mixed methods appraisal Tool (MMAT) version 2018 for information professionals and researchers. Educ Inf [Internet]. 2018 [cited 2023 Mar 21];34(4):285-91. Available from: https://doi.org/10.3233/EFI-180221
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O estudo foi realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF) de um Distrito Sanitário (DS) em João Pessoa, Paraíba, Brasil, que possui 49 equipes de saúde da família. Todos os enfermeiros das USF desse DS foram convidados a participar da intervenção, por meio de um convite elaborado pela pesquisadora principal, e enviado à sua coordenação técnica.

A atividade educativa foi dividida em dois grupos, para não causar aglomeração devido à pandemia de Coronavírus Disease (Covid-19), e teve carga horária de 10 horas divididas em três oficinas e uma atividade complementar para o desenvolvimento e a realização de um exercício. O conteúdo elaborado baseou-se na literatura pertinente à saúde da criança e nas diretrizes de atenção à saúde da criança.

A amostra quantitativa foi composta pelos enfermeiros que participaram de pelo menos 75% da intervenção educativa, totalizando 30 participantes. Quatro estavam afastados do trabalho no período da intervenção, e os demais não se fizeram presente em nenhuma oficina.

Conforme o diagrama de operacionalização do estudo (Figura 1), os dados quantitativos foram originados a partir do preenchimento do instrumento de coleta pelos enfermeiros, em dois momentos: primeiramente, antes da intervenção educativa, que ocorreu em novembro de 2020, iniciada depois de um mês da conclusão da intervenção, no período de janeiro a março de 2021, para aqueles que compareceram a pelo menos 75% das oficinas.

Figura 1 -
Study operationalization diagram. João Pessoa, PB, Brazil, 2020.

Na abordagem quantitativa da pesquisa, houve a contagem da soma dos acertos dos itens do instrumento que compõem as dimensões da seção que avaliava o conhecimento (21 questões objetivas de múltipla escolha e 7 discursivas) e a prática (26 questões de múltipla escolha e 10 alternativas discursivas) dos enfermeiros sobre aspectos relacionados à vigilância do crescimento e desenvolvimento na consulta de puericultura, antes e após as oficinas.

A primeira parte do instrumento continha dados de caracterização da amostra, e a segunda parte, dividia-se na seção do conhecimento e da prática, com itens que contemplavam as seguintes dimensões: periodicidade da consulta, alimentação da criança, exame físico, avaliação do crescimento, avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, educação em saúde, assistência à criança vítima de violência e à criança com necessidades especiais de saúde (CRIANES).

O instrumento de coleta de dados para essa abordagem foi submetido à validação de conteúdo, a fim de avaliar se os itens atendiam aos critérios de clareza, representatividade e relevância, empregando uma escala de resposta aos itens, tipo Likert, graduada com pontuação de 1 a 4. Participaram da validação 13 juizes, com rodada única, entre maio e julho de 2020. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), sendo padronizado o índice de concordância aceitável entre os juízes de, no mínimo, 80% e, preferencialmente, maior que 90%1818. Polit DF, Beck CT. The content validity index: Are you sure you know what’s being reported? Critique and recommendations. Res Nurs Health [Internet]. 2006 [cited 2023 Sep 22];29(5):489-97. Available from: https://doi.org/10.1002/nur.20147
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A consistência interna do instrumento também foi verificada pelo teste Alfa de Cronbach, no qual a seção do conhecimento apresentou coeficiente de 0,779 no critério clareza e, na seção da prática, 0,973 no critério relevância e representatividade. Para as análises estatísticas, utilizou-se o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20. Foi realizada a análise descritiva e a análise inferencial, aplicando o teste de proporção, com nível de significância de 5% (p<0,05) para a situação quase-experimental, pré e pós-intervenção.

Na abordagem qualitativa, participaram 11 enfermeiros que foram selecionados aleatoriamente, entre os participantes da intervenção educativa, seguindo os preceitos de saturação dos dados e alcance da compreensão dos objetivos do estudo1919. Moser A, Korstjens I. Series: Practical guidance to qualitative research. Part 3: Sampling, data collection and analysis. Eur J Gen Pract [Internet]. 2018 [cited 2023 Jan 05];24(1):9-18. Available from: https://doi.org/10.1080/13814788.2017.1375091
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. Nessa etapa, foi contemplada a percepção dos enfermeiros acerca da intervenção e a sua influência sobre a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil no conhecimento e prática dos enfermeiros nas consultas de puericultura.

Os dados qualitativos foram obtidos por meio de entrevista em profundidade, que ocorreram nas unidades de saúde. Para tanto, utilizou-se um roteiro semiestruturado, contendo as seguintes questões norteadoras: “como você avalia a intervenção educativa sobre a consulta de puericultura?”; “De que forma você acha que pode ter impactado na sua prática?”

As entrevistas ocorreram entre janeiro e março de 2021, com duração média de 20 minutos e conduzidas por uma única entrevistadora. Foram gravadas em mídia digital, após concordância dos entrevistados e, posteriormente, transcritas na íntegra para o procedimento de análise. Os participantes foram identificados com a letra “E” de Enfermeiro, seguidas pela ordem das entrevistas.

O material empírico foi interpretado empregando-se os princípios da análise temática de Minayo, obedecendo às etapas: ordenação dos dados, classificação dos dados e análise final2020. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14th ed. São Paulo: Hucitec; 2014.. Para a mixagem dos dados, foram confrontados os resultados que deram estatisticamente significantes, com as narrativas das participantes do estudo.

Vale ressaltar que, devido à permanência da pandemia da Covid-19 nas fases da coleta de dados, foram adotadas todas as medidas de biossegurança e prevenção contra o novo coronavírus recomendadas pelas autoridades nacional e internacional.

Posteriormente, a análise final foi mediada pela integração dos dados quantitativos e qualitativos, a fim de determinar convergências, divergências e combinações1616. Creswell JW, Creswell JD. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5th ed. Porto Alegre: Penso; 2021.. Tal integração foi apresentada através da estratégia joint display2121. Guetterman TC, Fetters MD, Creswell JW. Integrating quantitative and qualitative results in health science mixed methods research through joint displays. Ann Fam Med [Internet]. 2015 [cited 2023 Jan 05];13(6):554-61. Available from: https://doi.org/10.1370/afm.1865
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O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE desenvolvido em consonância com a Resolução e 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, que norteia a prática de pesquisa com seres humanos.

RESULTADOS

Dos 30 enfermeiros participantes do estudo, 21 possuíam até 50 anos; 24 eram formados há mais de dez anos; 17 atuavam na APS há mais de 11 anos; a maioria (21) realizou algum curso de pós-graduação, e 15 deles referiram ter realizado alguma atualização envolvendo a saúde da criança.

Na análise dos números de acertos das dimensões que compõem o instrumento antes e após a intervenção (Tabela 1), houve associação estatisticamente significante nas seguintes dimensões da seção conhecimento: Periodicidade da consulta (<0,001), Alimentação da criança (0,026), Exame físico (<0,001) e Avaliação do crescimento (0,030). Na seção prática, as dimensões com significância estatística foram: Avaliação do crescimento (0,034), Avaliação do desenvolvimento (<0,001) e Educação em saúde (<0,001).

Tabela 1 -
Comparação dos acertos para cada dimensão da seção do conhecimento e da prática, antes e depois da intervenção. João Pessoa, PB, Brasil, 2020-2021. (n=30).

No Quadro 1, está apresentada a mixagem dos depoimentos dos enfermeiros com os resultados quantitativos significantes, antes e após a intervenção educativa para responder à pergunta de pesquisa relacionada ao objeto de estudo proposto. Constata-se que os achados qualitativos confirmaram o que o número maior de acertos em algumas dimensões já havia identificado, apreendendo-se que houve a ampliação do conhecimento e mudança de algumas práticas dos enfermeiros, após a intervenção educativa.

Quadro 1 -
Depoimentos dos participantes norteados pelas dimensões significativas das seções do conhecimento e da prática que compõem o instrumento de coleta de dados. João Pessoa, PB, Brasil, 2020-2021. (n=30).

DISCUSSÃO

Os resultados apresentados comprovam o efeito positivo da intervenção educativa no conhecimento e na prática dos enfermeiros sobre a consulta de puericultura, contudo, ainda assim, é necessário elencar as limitações metodológicas da pesquisa. A realização deste estudo com enfermeiros da Atenção Primária de apenas um distrito de uma capital do Nordeste brasileiro consiste na principal limitação, visto que trouxe implicações à generalização dos resultados obtidos. Outro ponto importante foi a impossibilidade do acompanhamento longitudinal do impacto da intervenção educativa no cotidiano dos enfermeiros.

Em contrapartida, as contribuições do estudo superam suas limitações, visto que a (re)construção dos conhecimentos dos enfermeiros sobre a consulta de puericultura e suas novas práticas durante esse momento de cuidado demonstra que a intervenção, para além de sensibilização, promoveu melhorias na efetivação de uma puericultura pautada na vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil no cenário estudado. Ademais, essa intervenção educativa consiste em uma proposta eficaz a ser replicada em outros contextos, com todos os membros da equipe da ESF, ampliando, assim, a importância do estudo.

Os dados quantitativos e qualitativos foram concordantes no que tange à aquisição de novos conhecimentos dos enfermeiros, após a intervenção educativa, em algumas dimensões abordadas no instrumento, a exemplo da periodicidade da consulta. Os resultados evidenciam que a intervenção proporcionou maior compreensão dos enfermeiros quanto à importância da primeira consulta à criança nos primeiros cinco dias de vida, denominado “5º dia saúde integral”,2222. Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 1.130, de 5 de agosto de 2015. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) [Internet]. Brasília: Diário Oficial da União; 2015 [cited 2023 Jan 05]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html
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bem como da necessidade de estimular a busca ativa das crianças faltosas na consulta de puericultura.

Esse achado é animador, pois evidencia a intervenção educativa como uma possibilidade para o enfrentamento de um notável problema na APS, o acompanhamento da criança tardio e descontínuo. Sobre isso, estudos internacionais comprovam que os cuidados pós-natal não seguiram o calendário recomendado pelas autoridades de saúde2323. Tesfau YB, Gebrehiwot TG, Debeb HG, Kahsay AB. “Mothers will be lucky if utmost receive a single scheduled postnatal home visit”: An exploratory qualitative study, Northern Ethiopia. PLoS One [Internet]. 2022 [cited 2023 Mar 21];17(3):e0265301. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0265301
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e que ainda são frágeis os cuidados com os recém-nascidos na primeira semana de vida2424. Flores-Quispe MP, Duro SMS, Blumenberg C, Facchini L, Zibel AB, Tomasi E. Quality of newborn healthcare in the first week of life in Brazil’s primary care network: A cross-sectional multilevel analysis of the National Programme for Improving Primary Care Access and Quality - PMAQ. BMJ Open [Internet]. 2022 [cited 2023 Mar 21];12(4):e049342. Available from: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2021-049342
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. Igualmente, evidencia-se o não cumprimento da periodicidade das consultas para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança como preconizado2525. Araújo PMJ, Assunção RC, Pimenta RAF, Zani AV. Maternal experience in child monitoring in Primary Care: A qualitative approach. Online Braz J Nurs [Internet]. 2021 [cited 2023 Mar 02];20:e20216436. Available from: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216436
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Outra dimensão que apresentou diferença estatisticamente significativa no conhecimento dos enfermeiros após a intervenção foi a alimentação. Apesar disso, na abordagem qualitativa, foram evidenciadas poucas falas que desvelassem as mudanças no conhecimento dos enfermeiros nessa dimensão, o que pode indicar a pouca importância dada pelos enfermeiros à dimensão alimentação na consulta de puericultura. A despeito disso, um estudo reiterou que cerca de 42% dos profissionais da atenção básica de Itupeva - São Paulo relataram limitações no aconselhamento nutricional, além de apresentarem reduzido conhecimento sobre as questões do aconselhamento nutricional2626. Palombo CNT, Fujimori E, Toriyama ATM, Duarte LS. Capacitação em aconselhamento nutricional: avaliação de conhecimento e aplicabilidade na atenção à saúde da criança. Rev Bras. Saúde Mater Infant [Internet]. 2018 [cited 2023 Mar 21];18(1):75-82. Available from: https://doi.org/10.1590/1806-93042018000100003
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Isso é um problema preocupante e que merece maior atenção, pois, considerando que o enfermeiro é o profissional de referência para questões de alimentação infantil na APS,2727. Einloft ABN, Cotta RMM, Araújo RMA. Promoting a healthy diet in childhood: Weaknesses in the context of Primary Health Care. Ciên Saúde Colet [Internet]. 2018 [cited 2023 Mar 21];23(1):61-72. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232018231.23522017
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a inobservância dessa dimensão do cuidado durante a consulta de puericultura pode ser uma lacuna na identificação precoce e no acompanhamento de críticos agravos à saúde na infância, como desnutrição e obesidade.

Porém, estudo realizado em centros de saúde infantil da Noruega que desenvolveu uma intervenção educativa para prevenção e tratamento de sobrepeso e obesidade infantil evidenciou que, embora os enfermeiros fossem capazes de identificar a obesidade em crianças antes da intervenção, eles não tinham ferramentas de acompanhamento disponíveis2828. Westergren T, Fegran L, Antonsen AJ, Mikkelsen HT, Hennig CB, Kopp UMS. Prevention of overweight and obesity in a Norwegian public health care context: A mixed-methods study. BMC Public Health [Internet]. 2021 [cited 2023 Mar 21];21(1):983. Available from: https://doi.org/10.1186/s12889-021-11096-x
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. Desse modo, compreende-se que existem outros fatores na realidade dos enfermeiros que podem contribuir para a insegurança na orientação alimentar e no acompanhamento nutricional das crianças.

Além de proporcionar mudanças no conhecimento dos enfermeiros, a presente intervenção educativa também propiciou novas práticas durante a consulta de puericultura. É importante enfatizar o papel da educação permanente para a mudança de prática, pois estudo evidencia que a atualização dos conteúdos discutidos na prática educativa resultou em um cuidado mais qualificado e seguro ofertado pelos profissionais1111. Soares CF, Heidemann ITSB, Durand MK, Costa MFBNA, Marçal CCB, Ferreira JM. Prática educativa com enfermeiros da atenção primária: não à lesão por pressão. Cogitare Enferm [Internet]. 2018 [cited 2023 Jan 29];23(3):e55197. Available from: http://doi.org/10.5380/ce.v23i3.55197
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. Os achados quantitativos e qualitativos foram convergentes e evidenciaram mudanças na prática de avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança e na realização de atividades de educação em saúde pelos enfermeiros na puericultura, após a intervenção.

Sobre a avaliação do crescimento, estudo constatou que a aferição do peso, da altura e do comprimento e o cálculo do IMC por idade na APS representam medidas econômicas, eficazes e precisas, sendo recomendadas nesse nível de atenção2929. Carsley S, Parkin PC, Tu K, Pullenayegum E, Persaud N, Maguire JL, et al. Reliability of routinely collected anthropometric measurements in primary care. BMC Med Res Methodol [Internet]. 2019 [cited 2023 Mar 12];19:84. Available from: https://doi.org/10.1186/s12874-019-0726-8
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. A prestação de cuidados de saúde das crianças deve propiciar o monitoramento do crescimento em sua integralidade. Os profissionais da atenção primária possuem o privilégio de contemplar as diferentes realidades de saúde das crianças e suas famílias, o que lhes dá a oportunidade única de inserir em sua prática o monitoramento regular do crescimento infantil, a fim de identificar precocemente possíveis distúrbios do crescimento na infância3030. Mavinkurve M, Azriyanti AZ, Jalaludin MY. The short child: Importance of early detection and timely referrai. Malays Fam Physician [Internet]. 2021 [cited 2023 Feb 15];16(3):6. Available from: https://doi.org/10.51866/rv1157
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Para tanto, é indispensável que os profissionais realizem a medição, registrem e interpretem corretamente os achados de saúde da criança na Caderneta da Criança (instrumento de acompanhamento da criança utilizado no Brasil). Por isso, acredita-se que a melhoria da vigilância do crescimento decorrente da intervenção educativa foi um resultado de suma relevância e de ampla contribuição prática deste estudo, visto que capacitou os enfermeiros para o acompanhamento do crescimento da criança no contexto investigado, com enfoque inclusive para o cuidado ao prematuro.

Tal melhoria também foi constatada na avaliação do desenvolvimento infantil realizada pelos enfermeiros na puericultura. Esse achado consolida a reflexão de estudo anterior que evidenciou a necessidade de capacitações com o intuito de qualificar e sensibilizar os enfermeiros da ESF para a vigilância do desenvolvimento, haja vista que poucos mencionaram realizar a avaliação dos marcos do desenvolvimento e utilizar a classificação do desenvolvimento, após a avaliação da criança na consulta de puericultura3131. Pereira Neto GG, Nunes WB, Andrade LDF, Vieira DS, Reichert APS, Santos NCCB. Vigilância do desenvolvimento infantil: Implementação Pelo Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família. Rev Fun Care Online [Internet]. 2020 [cited 2023 May 25];12:1309-15. Available from: http://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.9885
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A implementação de intervenções educativas sobre a vigilância do desenvolvimento é indispensável em diversas regiões do Brasil, pois diferentes realidades evidenciam a fragilidade nessa dimensão de cuidado. Sobre isso, estudo que investigou 287 crianças de um a 24 meses de idade e suas mães no município de Picos, Piauí, ao constatar que 12,7% das crianças avaliadas apresentaram suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e 42,2% suspeita de alteração no desenvolvimento socioemocional, reafirmou a imprescindibilidade da vigilância do desenvolvimento contínua e de qualidade, a fim de favorecer a adoção oportuna de intervenções que promovam o potencial de desenvolvimento de cada criança3232. Sousa AF, Claro ML, Rondó PHC. Triagem do desenvolvimento neuropsicomotor e socioemocional em crianças menores de 24 meses na região do semiárido brasileiro. Rev Paul Pediatr [Internet]. 2021 [cited 2023 May 25];40:e2020172. Available from: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2020172
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Outrossim, a implementação mais efetiva da educação em saúde, evidenciada quantitativamente, bem como a construção de um novo significado sobre a importância da oferta de orientações, a valorização dos cuidadores e a maior segurança do profissional para o diálogo com os cuidadores, durante a puericultura, também foram aspectos revelados nos dados qualitativos que chamam a atenção.

Conforme estudo italiano realizado com pediatras vinculados à atenção primária, as ações de educação em saúde são as mais importantes da atuação da enfermagem em sua prática3333. Dall’Oglio I, Rosati GV, Biagioli V, Tiozzo E, Gawronski O, Ricci R, et al. Pediatric nurses in pediatricians’ offices: a survey for primary care pediatricians. BMC Fam Pract [Internet]. 2021 [cited 2023 May 02];22:136. Available from: https://doi.org/10.1186/s12875-021-01457-1
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. Assim, destaca-se que melhorar as atividades educativas na consulta de puericultura é fundamental, pois ela possibilita uma abordagem mais humanizada e qualificada, proporcionando maior segurança para a genitora66. Monteiro MGA, Azevedo EB, Lima MKS, Barbosa HCV, Barbosa JCG, Cerqueira ACDR. Consulta de enfermagem em puericultura na perspectiva de mães atendidas pela Estratégia Saúde da Família. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2020 [cited 2023 Jan 20];34:e37945. Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37945
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Com base no exposto, compreende-se a relevância da formação para a área da saúde partir da problematização do processo de trabalho dos profissionais, a fim de alcançar a transformação das práticas e da própria organização do trabalho1313. Oliveira FMCSN, Ferreira EC, Rufino NA, Santos MSS. Educação permanente e qualidade da assistência à saúde: Aprendizagem significativa no trabalho da enfermagem. Aquichan [Internet]. 2011 [cited 2023 Feb 10;11(1):48-65. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-635389
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. Ademais, o conhecimento é a base que edifica a competência prática no trabalho, para tanto é necessário o desenvolvimento de atividades educativas de sensibilização, que articulem o empirismo e a experiência prática profissional para o compartilhamento de saberes3434. Matos DHA, Martins TS, Fernandes MNF. AIDPI: Conhecimento dos enfermeiros da atenção básica no interior do Maranhão. J Health Sci [Internet]. 2016 [cited 2023 May 25];18(4):229-34. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-834013
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CONCLUSÃO

Evidenciou-se o efeito positivo da intervenção educativa no conhecimento e na prática dos enfermeiros nas consultas de puericultura, principalmente, nas dimensões periodicidade da consulta, alimentação da criança, exame físico, avaliação do crescimento, avaliação do desenvolvimento e educação em saúde. A incorporação do elemento qualitativo ao estudo quantitativo de intervenção possibilitou a ampliação do olhar sobre o achado, demonstrando que os enfermeiros passaram a refletir sobre os conteúdos abordados e conseguiram promover mudanças no seu cotidiano.

Assim, acredita-se que a qualificação profissional, por meio da educação permanente, tendo como pilar a necessidade de mudança no serviço, pode contribuir com o avanço no conhecimento e transformação da prática dos profissionais de saúde, promovendo melhoria do cuidado à criança e sua família.

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NOTAS

  • ORIGEM DO ARTIGO

    Extraído da tese - Efeito de uma intervenção educativa com enfermeiros para a vigilância do crescimento e do desenvolvimento infantil na consulta de puericultura: um estudo misto, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, em 2022.
  • FINANCIAMENTO

    O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
  • APROVAÇÃO DE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

    Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, parecer n. 4.354.337/2020, Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 26615819.1.0000.5188.
  • TRADUZIDO POR

    Letícia Belasco

Editado por

EDITORES

Editores Associados: Glilciane Morceli, Ana Izabel Jatobá de Souza Editor-chefe: Elisiane Lorenzini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Dez 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    14 Jun 2023
  • Aceito
    09 Out 2023
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
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