Acessibilidade / Reportar erro

APLICATIVOS MÓVEIS PARA SEGURANÇA DO PACIENTE: REVISÃO DE ESCOPO

RESUMO

Objetivo:

mapear a produção científica relacionada a aplicativos voltados para segurança do paciente.

Método:

revisão de escopo baseada no método proposto pelo JBI e nas recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses for Scoping Reviews. A busca ocorreu entre os meses de fevereiro e março de 2022 em seis bases de dados, literatura cinzenta e escritórios de registro de propriedade intelectual. A revisão foi realizada por pares.

Resultados:

foram analisados 28 estudos. As metas internacionais mais contempladas pelos softwares foram a prevenção de erros de medicação, cirurgia segura e comunicação eficiente. Os aplicativos usaram diferentes sistemas operacionais e descreveram em sua maioria o processo de seleção de conteúdo e arquitetura do software. O sistema de avaliação contou com uso de escalas de usabilidade, testes antes e depois e ensaios clínicos.

Conclusão:

a construção de aplicativos em saúde, em especial, os voltados para aplicação das metas de segurança do paciente é um amplo campo a ser explorado. Faz-se necessário fortalecer a qualidade das informações ofertadas e o envolvimento de uma equipe multiprofissional para seu desenvolvimento. Observam-se lacunas relativas aos desenhos metodológicos e carência quanto às legislações que regulamentam aspectos relacionados à qualidade e veracidade das informações ofertadas pelos softwares. Protocolo de pesquisa registrado no Open Science Framework (https://osf.io/8b9pz/)

DESCRITORES:
Aplicativos móveis; Segurança do paciente; Enfermagem perioperatória; Educação em saúde; Assistência perioperatória; Aplicações da informática médica

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br