Acessibilidade / Reportar erro

Cursos, pré-requisitos e critérios para obtenção do Certificado de Habilitação em Ergometria

Normatização

Normatização

Sociedade Brasileira de Cardiologia 2002

Cursos, pré-requisitos e critérios para obtenção do Certificado de Habilitação em Ergometria

Diretor de Normatizações e Diretrizes da SBC

Jorge Ilha Guimarães

Editor

Salvador Manoel Serra;

Editores Associados

Ricardo Vivacqua Cardoso Costa; Maurício Bastos Freitas Rachid

Participantes

William Azem Chalela; Claudio Gil Soares de Araújo

Fábio Sândoli de Brito; Jorge Ilha Guimarães

Antônio Felipe Simão; Arnaldo Laffitte Stier Júnior

Maria Clara Beirão Brandão

Apresentação

A realização e interpretação multivariada do teste ergométrico implicam o conhecimento de aspectos epidemiológicos e probabilísticos de doenças; a necessidade de identificação de manifestações clínicas das cardiopatias, de noções de fisiologia do exercício e das respostas cardiovasculares ao esforço, de reconhecimento de arritmias de diferentes graus de malignidade e das condutas pertinentes; a afinidade com procedimentos utilizados no tratamento de emergência cardiovascular e a competência na utilização do método como uma oportunidade de incentivar a prática da atividade física. Implicam, finalmente, a capacidade de elaboração de um laudo suficientemente objetivo, de modo a fornecer ao médico assistente uma resposta efetiva às suas indagações e dúvidas, e, simultaneamente, suficientemente extenso, de maneira a extrair do método o máximo de informações não supérfluas ou redundantes.

As presentes normas, elaboradas por colegas de todo o país, com experiência no método, visam permitir uma qualificação adicional àquele que obtiver o Certificado de Habilitação em Ergometria, possibilitando uma valorização adicional do cardiologista, da instituição que o abrigar e da própria Ergometria em si, o mais clínico entre todos os métodos complementares da Cardiologia.

Salvador Serra

I. Dados Gerais

1.1. Para a obtenção do Certificado de Habilitação em Ergometria (CHE), titulação fornecida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), será pré-requisito básico o título de Especialista em Cardiologia pela SBC.

1.2. A única maneira de obtenção do CHE deverá ser a aprovação em prova escrita, elaborada pelo Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular da SBC (DERC/SBC), havendo possibilidade de utilização do currículo do candidato para complementação de pontos, no caso de pontuação insuficiente nessa prova escrita.

1.3. A prova deverá ser realizada, anualmente, durante o congresso do DERC/SBC, durante outros congressos da área, desde que haja demonstração de interesse de sua comissão organizadora e/ou da sociedade regional e a anuncia do DERC/SBC.

1.4. Além do congresso da SBC, os congressos regionais que poderão abrigar a prova de Habilitação em Ergometria (PHE) são os da SBC/RJ - SOCERJ, SBC/SP – SOCESP, da Sociedade Norte/Nordeste de Cardiologia e de uma regional da SBC de um dos três estados da região sul, sempre a critério da diretoria do DERC/SBC.

1.5. As provas escritas deverão ser realizadas com a presença de representante da diretoria do DERC/SBC.

1.6. No caso de eventual impossibilidade da presença física do representante do DERC/SBC, caberá ao departamento designar um cardiologista local, membro do DERC/SBC, como seu representante, responsável pela guarda das provas, sua entrega aos candidatos durante a realização e, novamente, guarda das provas realizadas e das possíveis provas não realizadas.

1.7. Para a realização da inscrição para a prova escrita, será cobrado um valor em reais, a ser estipulado pelo DERC/SBC.

1.8. A inscrição para a prova escrita poderá ser realizada anteriormente ou durante o congresso que abrigar a sua realização.

1.9. O DERC/SBC, através de sua Comissão de Habilitação em Ergometria ou, no caso de sua inexistência, por decisão de outra Comissão designada pela sua diretoria, divulgará a bibliografia recomendada para a realização da prova escrita até 60 (sessenta) dias antes da data prevista para a sua realização, incluindo-se nela, obrigatoriamente, a última diretriz ou documento semelhante, com abrangência nacional, publicado pelo Departamento sobre o tema Ergometria.

II. Prova

2.1. A prova escrita conterá entre 20 (vinte) e 30 (trinta) questões com diferentes graus de dificuldade, de forma a totalizar 25% de questões com grau fácil, 25% com grau difícil e 50% com grau médio.

2.2. A prova deverá ser abrangente, não ser limitada a consensos ou diretrizes, podendo se estender a Ergoespirometria e procedimentos afins e deverá enfatizar a importância da Ergometria prática e o seu papel na atividade da clínica cardiológica.

2.3. O tempo de duração da prova deverá ser de 120 (cento e vinte) minutos, podendo ser ampliado para até 180 (cento e oitenta) minutos, desde que essa decisão seja realizada previamente, no caso de ocorrência de alguma situação de exceção durante os momentos imediatamente anteriores, ou durante a realização da PHE dentro do seu tempo previsto.

2.4. Para a aprovação na PHE, o candidato deverá obter nota igual ou superior a 7 (sete), considerando-se 10 (dez) a nota máxima.

2.5. O candidato que obtiver nota inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 5 (cinco) deverá entregar seu currículo, no prazo estipulado, para ser avaliado, pois, através de sua análise, poderá obter ou não a pontuação necessária para a sua aprovação.

III. Curriculo

3.1. O currículo deverá ser, preferentemente, entregue no ato da inscrição para a prova escrita, podendo também ser entregue pessoalmente ou enviado para o DERC, na sede da SBC, no prazo limite de 15 dias, a contar da data de realização da prova escrita.

3.2. Deverá ser anexada ao currículo cópia de cada um dos certificados nele referidos

3.3. Para a obtenção do CHE, através da complementação pelo currículo, será necessário obter um total mínimo de 7 (sete) pontos, conforme discriminação proposta no item 3.5.

3.4. Os valores atribuíveis aos certificados e outros documentos apresentados, assim como os 7 (sete) pontos mínimos necessários para que, através do currículo, seja possibilitado o recebimento do CHE, respeitando-se os critérios anteriores de obrigatoriedade da obtenção da nota mínima 5 (cinco) na prova escrita, serão sempre os mesmos, independentemente das frações entre 5 (cinco) e 6,9 (seis vírgula nove) que o candidato tenha alcançado na prova escrita.

3.5 Os valores atribuídos aos certificados e demais documentos que vierem a ser inseridos e anexados ao currículo deverão respeitar as seguintes pontuações:

Valor 7 título de mestre ou doutor em cardiologia, obtido nos últimos 5 (cinco) anos, com dissertação ou tese versando sobre tema de Ergometria.

Valor 6 publicação de artigo original ou de revisão sobre Ergometria na revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia ou em publicação internacional indexada.

Valor 6 premiação de tema livre de sua autoria, em congresso da SBC, DERC/SBC e das sociedades regionais, sobre tema de Ergometria, nos últimos 5 (cinco) anos.

Valor 5 premiação de tema livre de sua co-autoria, em congresso da SBC, DERC/SBC e das sociedades regionais, sobre tema de Ergometria, nos últimos 5 (cinco) anos.

Valor 4 apresentação de tema livre, como autor, em congresso da SBC, DERC/SBC e das sociedades regionais, sobre tema de Ergometria, nos últimos 5 (cinco) anos.

Valor 3apresentação de tema livre, como co-autor, em congresso da SBC, DERC/SBC e das sociedades regionais, sobre tema de Ergometria, nos últimos 5 (cinco) anos.

Valor 6 realização de curso de Ergometria, concluído nos últimos 5 (cinco) anos, em instituição reconhecida, com carga horária igual ou superior a 20 horas e com referência à atividade prática.

Valor 5 realização de curso de Ergometria, concluído nos últimos 5 (cinco) anos, em instituição reconhecida, com carga horária superior a 20 horas e sem referência à atividade prática.

Valor 4 realização de curso de Ergometria, concluído nos últimos 5 (cinco) anos em instituição reconhecida, com carga horária inferior a 20 horas e com referência à atividade prática.

Valor 3 realização de curso de Ergometria, concluído nos últimos 5 (cinco) anos em instituição reconhecida, com carga horária inferior a 20 horas e sem referência à atividade prática.

Valor 3 realização de curso de Ergometria, inserido em congresso ou evento da SBC, de suas regionais ou de seus departamentos específicos, realizado nos últimos 5 (cinco) anos.

Valor 3 publicação de artigo original ou de revisão sobre Ergometria em revista oficial de sociedade regional da SBC ou do DERC.

Valor 3 presença como palestrante de tema de Ergometria em congressos da SBC, do DERC/SBC ou de congressos de sociedades regionais ou de eventos específicos de Ergometria, nos últimos 5 (cinco) anos.

Valor 1 presença como participante em congresso da SBC, do DERC/SBC ou de congresso de sociedades regionais ou de eventos específicos de Ergometria reconhecidos pelo DERC/SBC, nos últimos 5 (cinco) anos.

Valor 4 declaração de responsável por serviço ou instituição hospitalar com unidade de Ergometria, referindo a realização regular de testes ergométricos pelo candidato, por tempo igual ou superior a 1 (um) ano.

Valor 4 declaração assinada por 3 (três) membros do DERC/SBC, portadores de Habilitação em Ergometria,

reconhecendo que o candidato realiza testes ergométricos, regularmente, durante período igual ou superior a 1 (um) ano, em serviço privado de propriedade do próprio candidato.

Valor 2certificado de realização do curso ACLS ou superior, organizado pela SBC-FUNCOR.

IV. Pendências

4.1. Eventuais situações de dúvida, incapazes de serem resolvidas por esta normatização, deverão ser avaliadas pela Comissão de Habilitação em Ergometria do DERC/SBC ou, no caso de sua inexistência, por outra comissão designada pela diretoria do DERC/SBC.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Out 2002
  • Data do Fascículo
    Set 2002
Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br