Acessibilidade / Reportar erro

A conexão entre ácidos biliares e diabetes mellitus tipo 2 - Uma revisão.

RESUMO

Contexto:

Os ácidos biliares (ABs) são moléculas esteróides sintetizadas exclusivamente no fígado, sendo produtos finais do catabolismo do colesterol. Os ABs são conhecidos por estarem envolvidos em várias alterações metabólicas, incluindo a síndrome metabólica e o diabetes mellitus tipo 2 (DM2). A DM2 é uma doença crônica degenerativa caracterizada pela resistência insulínica, deficiência de insulina devido à produção insuficiente de células ß pancreáticas e hiperglicemia levando a múltiplas complicações.

Objetivo:

O objetivo deste estudo é investigar o papel dos ABs na fisiopatologia da DM2, destacando as possibilidades no desenvolvimento de procedimentos terapêuticos visando os ABs como uma via opcional no tratamento da DM2.

Métodos:

A pesquisa foi realizada por meio de revisão narrativa e publicações sobre a relação entre ABs e DM2. As bases de dados usadas para a pesquisa incluem PubMed, Scopus e Web of Science. As palavras-chave usadas para a pesquisa incluíram: ácidos biliares, diabetes mellitus tipo 2, síndrome metabólica e distúrbios metabólicos.

Resultados:

Os estudos relataram o envolvimento dos ABs na fisiopatologia da DM2. Os ABs atuam como ligantes para o receptor nuclear farnesoide X, regulando o metabolismo da glicose, metabolismo lipídico e produção de energia celular. Além disso, os ABs regulam a produção, eliminação e mobilização de ABs através do receptor farnesoide X. Os ABs também atuam como uma via de sinalização através do receptor acoplado à proteína G Takeda 5, contribuindo ainda mais para a regulação metabólica. Esses achados sugerem que o ABs pode oferecer uma nova abordagem terapêutica no tratamento da DM2.

Conclusão:

Este estudo destaca o papel importante do ABs na DM2, especificamente por meio de suas interações com vias metabólicas-chave. O redirecionamento ao ABs pode representar uma abordagem inovadora e eficaz para o tratamento da DM2.

Palavras-chave:
Ácidos biliares; disfunção hepatobiliar; receptor farnesoide X; receptor acoplado à proteína G Takeda 5; diabetes mellitus tipo 2

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br