Acessibilidade / Reportar erro

CHILD PSYCHIATRY. LEO KANNER

ANÁLISES DE LIVROS

CHILD PSYCHIATRY. LEO KANNER. Um volume com 752 páginas, 2.ª edição, Editado por Charles C. Thomas, Springfield, 1949. Preço: US$ 8,50.

Neste livro, agora em segunda edição melhorada pelo autor e já considerado como um livro básico para pediatras, neuropediatras e psicologistas, a maior contribuição reside na clareza expositiva, assim como na lúcida delineação dos problemas relativos, tanto às crianças mal ajustadas, como aos seus pais. O autor, professor associado de Psiquiatria e Pediatria e diretor do Serviço de Psiquiatria Infantil da Universidade Johns Hopkins, demonstra grande messe de conhecimentos e, em alguns dos capítulos, expõe idéias, pessoais de alto valor, especialmente no tocante ao manejamento das crianças desajustadas.

Na primeira parte do livro é feito um apanhado do histórico e a conceitação da Psiquiatria Infantil, sendo evidenciadas claramente as diferenças entre a psiquiatria do adulto e a psiquiatria infantil. A seguir, são estudadas as condições básicas para o estudo do psiquismo infantil, tais como a idade, as condições físicas, a inteligência e a emotividade, a personalidade, as atitudes em relação ao ambiente e, também, o material ambiente. Na terceira parte, são feitas considerações clínicas gerais, sendo estudados os sintomas gerais, o modo do primeiro contacto com o psiquiatra, a anamnese, os métodos e recursos para a orientação diagnóstico e a utilização terapêutica dos métodos projetivos, da psicoterapia, da terapêutica situacional, da ludoterapia. Na quarta parte do livro, são estudados os problemas de desajustes da personalidade advindos de moléstias físicas (anomalias, moléstias e traumatismos cerebrais, epilepsia, endocrinopatias) e os problemas psicossomáticos ligados a distúrbios do sistema nervoso central e dos sistemas circulatório, respiratório, digestivo, urinário e muscular. A seguir, são expostos os problemas do comportamento infantil em relação aos atos de comer, dormir, à fala e linguagem, às desordens da compreensão e da simbolização. Parte saliente mereceram a interpretação das manipulações habituais de partes do corpo, os problemas relativos às atividades escolares e ao comportamento sexual. Por último, trata o autor das atitudes das crianças portadoras de ansiedade, obsessões e impulsos, de manifestações histéricas e das tendentes à delinqüência.

O. LANGE

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1949
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org