Acessibilidade / Reportar erro

Disfunção sexual em pacientes brasileiros com esclerose múltipla

Resumo

Antecedentes

Pacientes com esclerose múltipla apresentam altas taxas de disfunção sexual em diversos estudos.

Objetivo

Avaliar a aplicação e resultados da ferramenta para avaliação de disfunção sexual em pacientes com Esclerose Multipla, Multiple Sclerosis Intimacy and Sexuality Questionnaire-19 (MSISQ-19), bem como comparar os resultados encontrados com a literatura já existente e ter a percepção do engajamento dos pacientes sobre o tema.

Métodos

Realizado através de questionário on-line na plataforma Google Forms, composto por questões sobre perfil demográfico e relacionadas à doença e o questionário MSISQ-19. Os dados demográficos e sobre a doença foram descritos como proporções e média ± desvio padrão (DP) ou mediana ± intervalo interquartil (IIQ). As variáveis categóricas foram estratificadas por sexo e comparadas com testes de qui-quadrado. As análises estatísticas foram realizadas no programa STATA v. 16 (StataCorp., College Station, TX, EUA).

Resultados

Um total de 621 pacientes responderam ao questionário, sendo inclusos na análise 541 respostas, após a aplicação dos critérios de elegibilidade. Um total de 347 (64,14%) pacientes apresentaram disfunção sexual, sem diferença entre os gêneros.

Conclusão

Disfunção sexual apresenta alta prevalência no grupo estudado, sendo necessário identificar as causas e implementar estratégias de tratamento. O MSISQ-19 é uma ferramenta fácil e rápida de ser aplicada, podendo ser utilizada para facilitar a comunicação com os pacientes sobre o tema, possibilitando assim o tratamento das disfunções sexuais nessa população.

Palavras-chave:
Esclerose Múltipla; Sexualidade; Disfunções Sexuais Fisiológicas

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org