Acessibilidade / Reportar erro

O efeito da cafeína no potencial evocado miogênico vestibular cervical em indivíduos saudáveis Como citar este artigo: Sousa AMA, Suzuki FA. Effect of caffeine on cervical vestibular-evoked myogenic potential in healthy individuals. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:226-30.

INTRODUÇÃO:

A cafeína é a droga psicoativa mais consumida no mundo e está contida, em diferentes concentrações, em diversos alimentos consumidos no dia a dia. Clinicamente, nota-se um envolvimento importante do seu consumo com as doenças do sistema vestibular. O VEMP cervical é um exame eletrofisiológico que avalia a via sáculo-cólica, determinando alterações no reflexo vestíbulo-cólico.

OBJETIVO:

O objetivo deste trabalho é avaliar a interferência do uso agudo de cafeína no reflexo vestíbulo-cólico através do cVEMP.

MÉTODO:

Foi realizado um estudo experimental prospectivo, no qual voluntários saudáveis se submeteram ao exame antes e depois do uso de 420 mg de cafeína, sendo comparados os seguintes parâmetros: latência de p13 e de n23 e interamplitude p13-n23.

RESULTADO:

Após a comparação dos dados não houve diferença estatisticamente significante entre os exames antes e após o uso da droga.

CONCLUSÃO:

Não foi observada influência da cafeína no reflexo vestíbulo-cólico.

Potenciais evocados miogênicos vestibulares; Cafeína; Vertigem; Tontura


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br