Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência e fatores associados a dor lombar em estudantes de fisioterapia

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Estimativas precisas de prevalência de dor lombar em universitários, especialmente em estudantes de fisioterapia, são necessárias para avaliar o seu panorama de desenvolvimento, produzindo indicadores globais de saúde para o grupo investigado e prevenindo hábitos que possam acelerar a geração do processo de incapacitação pela dor. Portanto, este estudo teve como objetivo analisar os fatores associados à dor lombar em estudantes de fisioterapia.

MÉTODOS:

Foram pesquisados 410 universitários, sendo aplicados questionários referentes a dados sociodemográficos, aspectos de saúde, estilo de vida e o Questionário Nórdico para Sintomas Osteomuscular para determinar a presença de dor lombar.

RESULTADOS:

A prevalência de dor lombar relatada no último ano foi de 56,3% (IC95%: 51,5-61,2) e associou-se estatisticamente com classe social A e B, possuir ocupação, visitar o médico nos últimos 12 meses, autorrelato de dor lombar e ao ano do curso.

CONCLUSÃO:

Houve alta prevalência de dor lombar nos universitários. Assim, sugere-se que sejam tomadas algumas medidas com intuito de compreender a dimensão dos efeitos que essa dor provoca, e consequentemente encontrar meios para melhores estratégias preventivas e de intervenção.

Descritores:
Dor lombar; Dor musculoesquelética; Estudantes; Fatores de risco; Prevalência

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br