Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Durante o 60° Congresso Brasileiro de Cerâmica recebemos a triste notícia da passagem do Prof. José Arana Varela. Além de todos os seus méritos científicos e acadêmicos, algumas características se destacam em sua trajetória: sua elegância no trato pessoal, sua liderança de reunir pessoas para o trabalho com um objetivo comum e sua visão da ciência no Brasil. Tive o privilégio de ser o seu primeiro aluno de mestrado e pude, por quase dez anos, acompanhar de perto o crescimento do grupo de pesquisa que liderava juntamente com o Prof. Elson Longo e mais tarde com o Prof. Edson Roberto Leite.

Sua preocupação em divulgar a relevância da pesquisa científica e tecnológica no Brasil e, mais particularmente no estado de São Paulo, fez com que durante vários anos se dedicasse a viajar para diversos centros de excelência no mundo. Por onde passou fez colaborações e amizades que até hoje são lembradas por pesquisadores de todo o mundo que encontro em reuniões científicas.

No Brasil, atuou fortemente na administração universitária e de órgãos de fomento à ciência e sempre com o intuito de promover o que de melhor existia na ciência brasileira e da sua divulgação. Essa atitude institucional se encontra também na sua carreira científica e tecnológica que é marcada por uma intensa produção de artigos e patentes e como Editor Associado da revista Cerâmica entre novembro de 1996 e dezembro de 2015.

O Prof. Varela deixa um legado, principalmente marcado pela paixão que tinha pela pesquisa e pelo Brasil. Essa semente está plantada em todos que, em algum momento, tiveram o privilégio de trabalhar ou interagir com ele. Fica aqui nossa lembrança e homenagens a um dos principais pesquisadores na área de materiais cerâmicos do Brasil.

O 60º Congresso Brasileiro de Cerâmica, realizado no período de 15 a 18 de maio deste ano no Hotel Majestic, Águas de Lindóia-SP, e contou com um número apreciável de participantes, 325, provenientes de 21 estados da federação, além de representantes da Espanha, Eslovênia, EUA, Itália e Portugal. Os participantes tiveram à disposição extensa gama de temas, apresentada em diversas sessões sob a forma de 289 trabalhos técnico-científicos (38 orais e 251 pôsteres), 11 palestras, 6 plenárias e 3 painéis, além da realização de uma oficina de decoração. Paralelamente ao Congresso foi promovida uma feira, que contou com a participação de 6 empresas expositoras.

  • O prêmio de melhor trabalho foi concedido a Ivone Regina Oliveira, título "Caracterização de composições a base de cimento de aluminato de cálcio em contato com solução simuladora de fluido corporal", I.R. Oliveira, T.L. de Andrade, V.C. Pandolfelli.

  • O prêmio de melhor trabalho de pós-graduação foi concedido a Flavia Regina Estrada, título "Análise da expansão térmica volumétrica e das características estruturais de soluções sólidas de (Pb,Ca)TiO3 entre 150 e 590 K", F.R. Estrada, D. Garcia, J.A. Eiras.

  • O prêmio de melhor trabalho de graduação foi concedido a Vitória M. C. Leite, título "Caracterização de cerâmica microporosa produzida por moldagem direta", V.M.C. Leite, M.P.V.P. Lima, L.S. Reis, R. Salomão, I.R. Oliveira.

  • O prêmio de melhor trabalho de ceramografia foi concedido a Gisele Santos Silveira, título "Caracterização estrutural de nanopartículas do tipo core/shell ZnO@Cr e ZnO@Ni por microscopia eletrônica de transmissão", G.S. Silveira, M.A.L. Nobre, S. Lanfredi.

Douglas Gouvêa

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Apr-Jun 2016
Associação Brasileira de Cerâmica Av. Prof. Almeida Prado, 532 - IPT - Prédio 36 - 2º Andar - Sala 03 , Cidade Universitária - 05508-901 - São Paulo/SP -Brazil, Tel./Fax: +55 (11) 3768-7101 / +55 (11) 3768-4284 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ceram.abc@gmail.com