Acessibilidade / Reportar erro

REPERCUSSÕES PSICOSSOCIAIS DA PANDEMIA DA COVID-19 PARA MÃES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA* * Artigo extraído projeto de tese de doutorado “Narrativas de mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista sobre a pandemia da COVID-19”, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil, 2023.

HIGHLIGHTS

  1. A pandemia afetou de forma desproporcional as pessoas com autismo.

  2. Emoções e comportamentos dos autistas foram difíceis para as mães.

  3. As mães vivenciaram uma sobrecarga física, emocional e psicológica.

  4. Sentimentos de desamparo e solidão foram exacerbados com a pandemia.

RESUMO

Objetivo:

compreender as repercussões psicossociais da pandemia da COVID-19 para mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Método:

estudo qualitativo, com a participação de 22 mães. Os dados foram coletados de maio a julho de 2022, no interior da Paraíba, Brasil, por meio de uma Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade. A análise deu-se através do referencial teórico-analítico da análise de discurso francesa.

Resultados:

medo, ansiedade, angústia, preocupações assumiram um lugar central no movimento dialógico das mães. Diante das demandas e reconfigurações na rotina, houve uma sobrecarrega física, emocional e psicológica, com repercussões na vida materna. A solidão pôde ser evidenciada pela frágil ou inexistente rede de apoio durante o período pandêmico.

Conclusão:

o estudo pode subsidiar a reflexão sobre as repercussões da pandemia na vida de mães de crianças com autismo e viabilizar a elaboração de ações que priorizem a saúde mental, auxiliando-as na superação de momentos de adversidades.

DESCRITORES:
Pandemia; COVID-19; Mães; Transtorno do Espectro Autista; Impacto Psicossocial

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br