Acessibilidade / Reportar erro

PREVALÊNCIA E FATORES PESSOAIS ASSOCIADOS À VIOLÊNCIA AUTOPROVOCADA EM ADOLESCENTES* * Artigo extraído da dissertação do mestrado “Análise da violência autoprovocada em adolescentes na sociedade atual”, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil, 2023.

HIGHLIGHTS

  1. 27,39% dos adolescentes brasileiros praticaram violência autoprovocada.

  2. Adolescentes afrodescendentes foram associados à violência autoprovocada.

  3. A escolaridade consiste em fator de proteção da violência autoprovocada.

  4. O sexo não foi associado à violência autoprovocada em adolescentes.

RESUMO

Objetivo:

identificar a prevalência e os fatores pessoais associados à violência autoprovocada em adolescentes.

Método:

estudo observacional analítico, do tipo transversal. A população foi composta pelas notificações de violência interpessoal ou autoprovocada em adolescentes no Brasil, oriundas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Foram incluídas as notificações ocorridas entre 2009 e 2021 no Brasil, em adolescentes de 10 a 19 anos. Os dados foram analisados com estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

a prevalência de violência autoprovocada foi de 27,39% no Brasil. Adolescentes pretos aumentam a prevalência de violência autoprovocada em 3%, e os pardos e indígenas em 2%; mais de 8 anos de escolaridade constitui fator de proteção em relação à violência autoprovocada, reduzindo em 12% a prevalência de violência autoinfligida.

Conclusão:

os resultados indicam a necessidade de que sejam traçadas políticas e estratégias eficazes que auxiliem no cuidado a esse público.

DESCRITORES:
Comportamento autodestrutivo; Fatores de risco; Fatores de proteção; Saúde do adolescente; Sistemas de informação em saúde

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br