Acessibilidade / Reportar erro

ANSIEDADE MATEMÁTICA E A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA, ESTILO PARENTAL E STATUS SOCIOECONÔMICO

MATHEMATICAL ANXIETY AND THE RELATIONSHIP BETWEEN FAMILY, PARENTING STYLE AND SOCIOECONOMIC STATUS

LA ANSIEDAD MATEMÁTICA Y LA RELACIÓN ENTRE FAMILIA, ESTILO PARENTAL Y STATUS SOCIOECONÓMICO

L’ANXIÉTÉ MATHÉMATIQUE ET LA RELATION ENTRE LA FAMILLE, LE STYLE PARENTAL ET LE STATUT SOCIO-ÉCONOMIQUE

Resumo

Este trabalho objetivou identificar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, o que já se sabe sobre a relação entre ansiedade matemática (AM), família, estilo parental e status socioeconômico. As buscas foram realizadas nas bases eletrônicas Portal de Periódicos Capes e Web of Science, incluindo apenas artigos publicados de 2001 a 2020. Os aspectos mais relevantes nos artigos incluem fatores ambientais, comportamentais, afetivos, acadêmicos e econômicos. Nenhum deles apresentou discussões sobre o conceito de família em termos históricos, sociais e culturais. Discutimos que, ao trabalhar com os responsáveis na relação entre AM e família, lidamos com fatores de risco que predizem a AM. Consideramos a importância de fundamentos históricos e culturais que possibilitam construir uma postura caracterizada pela capacidade de ser na dinâmica da realidade e de interferir nessa dinâmica como tal.

ANSIEDADE; ENSINO DE MATEMÁTICA; FAMÍLIA; INDICADORES SOCIOECONÔMICOS

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br