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Práticas de letramento acadêmico na construção do pertencimento de alunos de iniciação científica a comunidades de prática: uma análise a partir de relatórios de pesquisa

Academic literacy practices in building scientific initiation students belonging in communities of practice: an analysis from research reports

RESUMO

Objetivamos, neste artigo, analisar, através de práticas letradas acadêmicas, a construção do pertencimento de alunos de iniciação científica a comunidades de prática, considerando os três elementos que as caracterizam: domínio de conhecimento, empreendimento conjunto da comunidade e repertório compartilhado nas práticas. Como material de análise, definimos seções de metodologia de relatórios de pesquisa de iniciação científica produzidos por alunos de graduação de duas áreas de conhecimento: Sociologia e Psicologia. Tais dados são analisados comparativamente, mediante abordagem qualitativo-interpretativista, a partir dos subsídios teóricos dos Estudos de Letramento, da abordagem dos Letramentos Acadêmicos e de trabalhos que refletem sobre a noção de comunidade de prática. As seções de metodologia dos relatórios demonstram que os alunos, na maioria das vezes, adotam concepções epistemológicas, interagem com pessoas e grupos e empregam recursos e artefatos mais característicos e legitimados no seu campo de saber, embora tenhamos percebido também algumas dificuldades em relação a convenções acadêmicas. Vemos, portanto, um processo complexo e não linear de construção da identidade do aluno como pesquisador em formação e de integração no fazer de comunidades.

Palavras-chave:
iniciação científica; letramento acadêmico; comunidade de prática; relatório de pesquisa; metodologia

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