Acessibilidade / Reportar erro

Costurando narrativas: engajando-se em tarefas para uma outra internacionalização

RESUMO

Pensando uma Linguística Aplicada em interface com outras áreas conforme visualiza Cavalcanti (2006Cavalcanti, M. C. (2006). Um olhar metateórico e metametodológico em pesquisa em linguística aplicada: implicações éticas e políticas. In L. P. Moita-Lopes (Ed.), Por uma linguística aplicada indisciplinar (pp. 233-252). Parábola.), nos inspiramos no conceito de uma outra globalização, cunhado pelo geógrafo Milton Santos, para propor este artigo. Sendo a internacionalização do ensino superior um processo que circunda nossas pesquisas, o investigamos com desconfiança a fim de pensar, ainda que de forma inicial, em uma outra internacionalização. Apresentamos duas cenas narrativas que aconteceram na Universidade Estadual de Campinas cujos protagonistas foram estudantes estrangeiros de graduação pertencentes a diferentes convênios/programas de mobilidade. Todos os participantes faziam/haviam feito aulas de Português como Língua Adicional (PLA) no momento de interação. Tais narrativas indexicalizam o processo de internacionalização da universidade, e a nosso ver, refletem experiências limitadas de reterritorialização por diferentes ângulos. Considerando as localidades do contexto, propomos algumas lições, inclusive relacionadas a políticas de PLA, a serem aprendidas e postas em prática em direção a uma outra internacionalização.

Palavras-chave:
internacionalização do ensino superior; mobilidade acadêmica; Português como Língua Adicional; linha abissal.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br