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Fala, letramento e inclusão social

NOTAS SOBRE LIVROS BOOKNOTES

Por/by: Francisco Gomes de Matos

(Letras/CAC/UFPE, Recife) E-mail: fcgm@hotlink.com.br

MOLLICA, Maria Cecília. 2007. Fala, Letramento e Inclusão Social. São Paulo: Contexto. 128 p.

Este auspicioso manual é fruto do trabalho de uma sociolingüista aplicada que atua no contexto brasileiro há mais de 10 anos. A autora é professora titular de Lingüística da UFRJ e pesquisadora do CNPq e da FAPERJ. Após uma Apresentação (2 p.), seguem-se duas Partes: Bases teóricas (68 p.) e Exercícios e propostas pedagógicas (36 p.). Na primeira parte, há quatro capítulos cuja extensão varia de 3 a 20 páginas: Aprendizagem dentro e fora da escola (14 p.), Heterogeneidade lingüística e Cultura letrada (14 p.), Rudimentos sobre os princípios dinâmicos da fala (24 p.) e Propostas pedagógicas dentro e fora do texto (16 p.).

A segunda parte, Exercícios e propostas Pedagógicas (36 p.), subdivide-se em Trabalhando no nível fonético-fonológico (8 p.), Trabalhando no nível gramatical (28 p.) e Trabalhando no nível discursivo (10 p). O livro oferece atualizadas Referências bibliográficas (4 p.) predominantemente em português. Há 12 fontes em inglês e 3 em francês. Com louvável espírito cooperativo, Mollica apresenta exercícios e propostas pedagógicas lúdicointerativas, complementares ao livro, em tecnologia digital no site www.editoracontexto.com.br. Para beneficiar-se desse enriquecimento pedagógico, basta cadastrar-se e clicar no link Contexto especial. Outros aspectos a destacar nesta contribuição teórico-prática de Mollica: a capa humanizadora, que mostra uma professora e um dos alunos em sala de aula. Louve-se a inclusão de vários conceitos-chave em Sociolingüística, dentre os quais variedade standard, variedade não-standard, variantes formal e informal, variantes negativamente marcadas, variantes desprestigiadas. Os leitores com interesse terminológico encontrarão, neste manual, uma mostra bem reveladora da imensa diversidade conceitual com que desafiadoramente trabalham os sociolingüistas educacionais.

Na utilíssima Parte aplicativa, Mollica e suas três colaboradoras bolsistas oferecem subsídios para uso em sala de aula. Para ter-se uma idéia dos desafios cognitivo-sociolingüísticos propostos, eis alguns dos verbos usados nas instruções dos exercícios: Reescreva, Observe, Reflita, Identifique, Justifique, Escolha e Adéqüe.

Dado o interesse deste resenhador por Direitos Lingüísticos de Aprendizes, foi significativo encontrar comentários que têm a ver com aquela dimensão Humanizadora da Educação Lingüística. Assim, lê-se, que "o aprendiz também tem Voz em sala de aula e pode interagir na negociação de significados" (p.71).

Em suma, um livro que enriquece sobremaneira a Tradição Brasileira de Estudos Sociolingüísticos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Out 2008
  • Data do Fascículo
    2008
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