Acessibilidade / Reportar erro

Plano de texto de “mensagens de natal” na cena política luso-brasileira

Textual organization in Christmas interventions on the Portuguese-Brazilian political scene

RESUMO

Na cena política, as Mensagens de Natal assumiram um estatuto de tradição, mas será o seu plano textual fixo ou ocasional, como postula Adam (2002)? No sentido de identificar a estrutura organizativa destes textos, procedeu-se a uma análise diacrónica de textos de Portugal e do Brasil (produzidos de 2008 a 2020), com foco nos processos de distribuição e segmentação do texto (Silva, 2016Silva, P. (2016). Género, conteúdos e segmentação: em busca do plano de texto. Diacrítica: Revista do centro de estudos humanísticos; série ciências da linguagem, 30(1), 181-221. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672016000100009.
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?scri...
). Assim, a análise focou-se na composição gráfica, na distribuição temática e, sobretudo, nos mecanismos articulatórios que asseguram a coesão textual (organizadores, marcadores/conectores, cadeias de referência). Os resultados apontam para uma estrutura em quatro blocos - exórdio, performance governativa, compromissos de futuro, peroração, alterada conforme as necessidades comunicativas. Os blocos inicial e final têm um pendor emotivo, relacionado com a época natalícia e seus valores, e os blocos centrais são de cariz objetivo, apresentando provas do desempenho e intenções governativas. Em virtude da flexibilidade que demonstram, considera-se que o plano de texto destas intervenções políticas é ocasional, não obstante existirem alguns segmentos frequentes.

Palavras-chave:
plano textual; marcadores discursivos; género político; textos luso-brasileiros

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br