Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre fragilidade física e características sociodemográficas e clínicas de idosos

Relación entre la fragilidad física y las características sociodemográficas y clínicas de adultos mayores

Resumo

Objetivo:

Investigar a associação entre a síndrome da fragilidade física e características sociodemográficas e clínicas de idosos usuários da atenção básica de saúde.

Métodos:

Estudo quantitativo transversal. A amostra foi calculada com base na estimativa da proporção populacional e constituída por 203 idosos usuários de Unidade Básica de Saúde. Foram aplicados testes para rastreio da alteração cognitiva, avaliação da fragilidade física e questionário sociodemográfico e clínico.

Resultados:

As variáveis idade e escolaridade se apresentaram significativas para o grupo de idosos frágeis. As variáveis sexo, problemas de saúde, solidão, quedas e incontinência urinária se mostraram significativas para os não-frágeis.

Conclusão:

A fragilidade relacionou-se às variáveis sociodemográficas idade e escolaridade e a não fragilidade relacionou-se à variável sexo e às variáveis clínicas problemas de saúde, solidão, quedas e incontinência urinária. A identificação das variáveis associadas à fragilidade permite o desenvolvimento de intervenções e cuidados específicos para a gestão da fragilidade.

Palavras-chave:
Idoso fragilizado; Dados demográficos; Enfermagem geriátrica

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com