Acessibilidade / Reportar erro

Breastfeeding and feminism: social and cultural journey in Spain

RESUMO

OBJETIVO

Analisar a influência das mudanças sócio-políticas, educativas e feministas em Espanha na manutenção do aleitamento materno.

MÉTODO

Revisão histórico-descritiva da documentação em bases de dados, Boletins Oficiais do Estado, do Ministério da Saúde e do Consumo e da Previdência Social.

RESULTADOS

O aleitamento materno é um fenómeno complexo influenciado por factores demográficos, biológicos, sociais e psicológicos. Ela mudou ao longo da história e evoluiu com os movimentos feministas. A incorporação das mulheres ao mercado de trabalho (século XIX), produziu uma modificação no papel da família e do casal. A sociedade do século XXI exige do poder público a conciliação pessoal e laboral para a educação dos seus filhos.

CONCLUSÕES E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA

Tem havido múltiplos factores e processos evolutivos para a situação sociocultural das mulheres em aleitamento materno. Hoje em dia, ainda é complicado combinar gravidez e educação com emprego, e as redes formais e informais permitem avanços nas políticas de saúde.

Palavras-chave:
Aleitamento materno; Feminismo; Comportamento de Sucção; Família; História

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com