Acessibilidade / Reportar erro

Diagnósticos de enfermagem em idosos institucionalizados vítimas de violência

Diagnósticos de enfermería en ancianos institucionalizados víctimas de violencia

Resumo

Objetivo

identificar os diagnósticos de enfermagem em idosos institucionalizados vítimas de violência.

Método

estudo exploratório descritivo qualitativo, conduzido pelo referencial das Necessidades Humanas Básicas, desenvolvido em instituição de longa permanência. A coleta de dados ocorreu de maio a junho de 2020, com informações obtidas em prontuários clínicos. Os dados foram submetidos à análise temática e de conteúdo dirigida à taxonomia II da NANDA Internacional. Todos os aspectos éticos foram respeitados.

Resultados

foram analisados 14 prontuários e identificados 25 diagnósticos de enfermagem, dos quais 12 se relacionaram às necessidades psicobiológicas, 13 às psicossociais e 1 às psicoespirituais. Quanto à categoria diagnóstica, 20 se relacionaram aos problemas de saúde, 4 aos riscos potenciais e 1 à promoção da saúde.

Conclusão e implicações para a prática

a exposição à violência intrafamiliar, a presença de condições crônicas e a institucionalização revelaram diagnósticos que demonstraram fragilidades. Destaca-se a demanda de intervenções relacionadas à motivação dos idosos em alcançar seu bem-estar, direcionando a assistência de acordo com necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais, com foco na recuperação da saúde do idoso e de sua dignidade. Utilizar os diagnósticos de enfermagem para construir o processo de cuidado em idosos institucionalizados amplia a assistência e possibilita um olhar diferenciado às vítimas de violência.

Palavras-chave:
Diagnóstico de Enfermagem; Idoso; Maus-Tratos ao Idoso; Teoria de Enfermagem; Violência

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com