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Competência em Informação, fake news e desinformação: análise das pesquisas no contexto brasileiro

Information Literacy, fake news and disinformation: research analysis in the Brazilian context

Resumo:

Foram analisadas as principais abordagens e autores das produções sobre Competência em Informação relacionadas à fake news e desinformação indexadas nas bases de dados Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Catálogo de Teses e Dissertações CAPES até 2021. O corpus de análise se constituiu de 32 itens. O estudo demonstra uma tendência crescente da quantidade de publicações sobre a temática a partir de 2018. Em relação ao conteúdo, as publicações foram agrupadas em sete categorias e a categoria com a maior quantidade de trabalhos abrange questões relacionadas à informação e saúde no contexto das fake news e desinformação sob o viés da Competência em Informação. Evidenciou-se o cunho complexo em relação às abordagens distintas da Competência em Informação no tratamento dos fenômenos igualmente complexos de desinformação e fake news, revelando que é uma temática de estudo emergente na área, contribuindo de através de estudos teóricos e aplicados a diferentes grupos, para a mitigação dos efeitos das fake news e da desinformação.

Palavras-chave:
Competência em Informação; fake news; desinformação; produção científica

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