Acessibilidade / Reportar erro

Educação financeira à luz da BNCC: concepções de docentes do ensino profissional e tecnológico 1 1 - Os autores agradecem ao Instituto Federal do Acre (Ifac) pelo apoio financeiro.

Resumo

Este estudo descreve os resultados de uma investigação a respeito das características do ensino da educação financeira, em uma das unidades de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac). Nesse sentido, objetivou-se verificar e caracterizar, sob a perspectiva docente, se e como ocorre a prática transversal da educação financeira no currículo dos cursos técnicos integrados, observando se tais práticas correspondem ao estabelecido pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, da qual participaram dezesseis docentes. Os dados foram coletados via aplicação de um questionário organizado com perguntas abertas e fechadas. A análise e interpretação dos dados baseou-se na metodologia de tematização. O estudo mostrou que a prática de educação financeira, à luz da nova BNCC ainda não foi implementada no lócus de estudo e que ainda não há vestígios que apontem para iniciativas de inserção transversal da temática, o que acaba por desfavorecer a formação integral dos estudantes.

Educação financeira; BNCC; Formação integral; Transversalidade; Ensino médio integrado

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br