Acessibilidade / Reportar erro

Comunicação multimodal na sala de aula de ciências: construindo sentidos com palavras e gestos

Multimodal communication in the science classroom: making meaning with words and gesture

Resumo:

Questionar a centralidade atribuída à linguagem como recurso para a construção de significações nas salas de aula de Ciências é algo que se faz necessário e urgente no atual contexto de reconhecimento do caráter híbrido semiótico do texto científico e das mudanças nas possibilidades comunicativas da sociedade globalizada e que acabam por ter impacto na educação. Com este trabalho pretendemos contribuir para o corrente debate através da documentação, classificação e análise das interações discursivas em eventos de comunicação multimodal em uma sala de aula de Ciências, com respeito a dois aspectos principais: (i) o contexto de utilização dos diferentes modos semióticos relacionados com as atividades desenvolvidas em uma lição; (ii) as relações estabelecidas entre diferentes modos semióticos através da análise de um episódio selecionado. Nossos resultados mostram que ações, gestos e linguagem verbal modos foram mobilizados em contextos específicos, valorizados pelos interlocutores e tornados legítimos para efeito da comunicação pretendida naquela situação social. Os resultados destacam ainda a sensibilidade da professora na orquestração retórica do processo de construção de explicações coletivas pelos estudantes.

Palavras-chave:
multimodalidade; sala de aula de ciências; educação em ciências; comunicação multimodal; gestos; linguagem.

Abstract:

There has been a growing awareness about the need to pay attention to the role of different semiotic modes, other than language, in the discursive construction of knowledge in the science classroom. Our research was conducted through extended videorecorded observations of secondary school Biology lessons and aimed at contributing to the current debate by analysing the multimodal character of discursive interactions in science classrooms with respect to two main aspects: (i) the context of use of different semiotic modes with respect to classroom activity in the context of four lessons (macroanalyses) and; (ii) the relationships between different semiotic modes through the analysis of one selected episode (microanalyses). Our results reveal that actions, gesture and verbal language were used in specific contexts, valued and legitimised by participants in the discursive interactions. The analysis also shows the teacher's ability in the rhetorical orchestration of the process through which students construct explanations.

Key-words:
multimodality; science classroom; science education; multimodal communication; gesture; language.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • GOUVEA, G. e MARTINS, I. Imagens e educação em ciências. In: ALVES, N. e SGARBI, P. Espaço e imagens na escolaRio de Janeiro: DP&A, 2001.
  • JEWITT, C. et al. Teaching and learning: beyond language. Teaching Education Vol 7, n° 3, p. 327-341, 2000.
  • JEWITT, C. et al. Exploring learning through visual, actional and linguistic communication: the multimodal environment of a science classroom. Education Review Vol 53, n°1, p. 5-18, 2001.
  • KRESS, G. e van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design London, Routledge, 1996.
  • KRESS, G.; OGBORN, J.;. MARTINS, I. A sattelite view of language: some lessons from science classrooms. Language Awareness Vol 7, n° 2 - 3, p. 69- 89, 1998.
  • KRESS, G.;; JEWITT, C. OGBORN, J. e TSATSARELIS, C. Multimodal teaching and learning: the rhetorics of the science classroom London: Continuum, 2001.
  • LEMKE, J. L. Multiplying meaning: visual and verbal semiotics in scientific text. In: MARTIN, J. R. e VEEL R. (Eds.) Reading Science: functional perspectives on discourses of science London, Routledge, 1998.
  • MARTINS, I. Rhetorics of science communication. In: Proceedings of the VI Interamerican Conference on Physics Education, Canela, RS, Brasil, 2000.
  • LEMKE, J.L. Teaching all the languages of science: words, symbols, images and actions. Brooklyn College, City University of New York. Disponível em: http://www.academic.brooklyn.cuny.ed/education/ilemke/ Acesso em 13 de mar. 2001.
    » http://www.academic.brooklyn.cuny.ed/education/ilemke/
  • MARQUEZ, C. et al. Interactions in the classroom. Dialogue: multimodal communication. In: Anais Third International Conference of European Science Education Research Association 2001, Thessaloniki: Greece, Vol 1, p. 125-127.
  • MARTINS, I. et al. Uma análise das imagens nos livros didáticos de Ciências para o ensino Fundamental. In: Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências Bauru: São Paulo, CD-rom, 2004.
  • MORTIMER, E. e MACHADO, A. H. A Linguagem numa aula de ciências. In: Presença Pedagógica Vol. 2, n° 11, p. 49 57, 1996.
  • PICCININI, C.L. Análise da comunicação multimodal na sala de aula de Ciências: um estudo envolvendo o conceito de célula Dissertação de Mestrado. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.
  • PICCININI, C. L. e MARTINS, I. Observando o trabalho com imagens na sala de aula de Ciências. In: Anais do II Encontro Regional de Ensino de Biologia 2003, UFF: Niterói, p. 179 - 182.
  • 1
    SANTANA, M.C.; COELHO, A. M.S.P. e WALDHELM, M. Ciências - 6ª série. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 1999.
  • 2
    pausa curta itálico texto escrito no livro didático
  • 3
    As interações prosseguiram no sentido de esclarecer, em momentos posteriores, confusões conceituais, recorrentes neste nível de ensino e contexto de discussão, entre atmosfera e gravidade.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2004

Histórico

  • Recebido
    11 Out 2004
  • Aceito
    25 Jan 2005
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br