Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

http://dx.doi.org/10.5935/0103-5053.20140250

Journal of the Brazilian Chemical Society: 25 anos de sucesso

Há 25 anos, ao lançar o Journal of the Brazilian Chemical Society - JBCS, a Sociedade Brasileira de Química imprimia um salto de qualidade à química brasileira. Idealizada em todos os seus detalhes pelo Professor Eduardo Motta Alves Peixoto,1 seu primeiro editor, a revista já nasceu vitoriosa. Editada em inglês com o objetivo de divulgar a química feita no país, o segredo do sucesso do JBCS foi sempre a originalidade, uma de suas marcas até hoje.

Ao fazer uma retrospectiva do histórico da revista, fica muito claro que não embarcar na cópia de modelos prontos e acabados foi uma estratégia acertada de todos aqueles que foram editores da revista. Contam-se nos dedos os exemplos de periódicos brasileiros com a qualidade e o sucesso do JBCS.2,3

Indexada aos bancos de dados internacionais mais importantes, graças aos esforços do Professor Romeu Cardozo Rocha Filho, desde o início a revista foi aceita e prestigiada pela comunidade química brasileira. Enquanto em outras áreas do conhecimento, seus pesquisadores olharam sempre com desdém os periódicos brasileiros de suas áreas, os químicos sempre foram orgulhosos de suas revistas. Não é raro e, por sinal, é muito reconfortante, ver um orientador ser inquirido por um aluno com a seguinte pergunta: 'por que não submetemos nossos resultados ao JBCS?”

Apesar de todo o sucesso,4 porém, não podemos nos deitar em berço esplêndido e achar que alcançamos a perfeição. É importante não perder a capacidade de se reinventar sempre que as mudanças forem necessárias e elas o serão.

Nos dias atuais, há muita pressão das grandes editoras sobre os periódicos editados por sociedades científicas das nações em desenvolvimento. É comum vermos pesquisadores brasileiros sendo convidados para serem editores de novos periódicos, como também sociedades científicas capitularem e entregarem suas revistas às grandes editoras. Não se pode esquecer que, por trás de tudo isso, há um mercado altamente lucrativo, com os preços das assinaturas dos periódicos aumentando a cada ano, o que obrigou o senado do país mais rico do mundo a manifestar sua preocupação com a continuidade das assinaturas, por falta de orçamento das universidades. Isso significa que, a cada salto de qualidade do JBCS, aumentará o assédio para vinculá-lo a uma grande editora, porque, de acordo com elas, isso resultará em maior visibilidade internacional e reduzirá o trabalho dos editores, que abrem mão de horas de trabalho em suas pesquisas e orientações para se dedicarem à revista.

O que muitos preconizavam que seria o maior problema do JBCS, a falta de citação dos artigos publicados na revista, não se materializou.5 Exemplo disso é que quatro dos artigos do JBCS têm mais de trezentas citações e outros quatro, mais de cem. Visibilidade, portanto, é o que não falta à revista. Melhor do que isso: publicar no JBCS rende citações.

De tudo que foi escrito, fica o resumo: há um divisor de águas na química brasileira: o antes e o depois do Journal of the Brazilian Chemical Society.

Angelo C. Pinto

IQ-UFRJ /PG-IME

Referências

  • 1. Peixoto, E.M.A.; J. Braz. Chem. Soc. 1990, 1, 1. http://jbcs.sbq.org.br/imagebank/pdf/JBCS_Editorial_1-1.pdf
  • 2. Pinto, A. C.; Cunha, A. S.; Quim. Nova 2008, 31, 2221. http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/Vol31No8_2221_51-AG08604.pdf
  • 3. de Andrade, J. B.; J. Braz. Chem. Soc. 2009 , 20(1), iii. http://jbcs.sbq.org.br/imagebank/pdf/v20n1a01.pdf
  • 4. Pinto, A. C.; de Andrade, J. B.; J. Braz. Chem. Soc 2012, 23, 2131. http://jbcs.sbq.org.br/imageBank/pdf/v23n12a01.pdf
  • 5. Meneghini, R.; J. Braz. Chem. Soc. 2014, 25, 1. http://jbcs.sbq.org.br/imagebank/pdf/v25n5a01.pdf

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Nov 2014
  • Data do Fascículo
    Nov 2014
Sociedade Brasileira de Química Instituto de Química - UNICAMP, Caixa Postal 6154, 13083-970 Campinas SP - Brazil, Tel./FAX.: +55 19 3521-3151 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: office@jbcs.sbq.org.br