Acessibilidade / Reportar erro

UM DESEJO DE HISTÓRIA: A SOCIOLOGIA DO TRABALHO DE ALAIN TOURAINE (1948-1973)1 1 Este artigo é um desdobramento de reflexões que desenvolvi em minha tese de doutorado em sociologia, defendida em 2018, na Unicamp, intitulada O mundo do trabalho e os dilemas da modernização: percursos cruzados da sociologia francesa e brasileira (1950-1960), sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Antunes.

A DESIRE FOR HISTORY: ALAIN TOURAINE’S SOCIOLOGY OF WORK (1948-1973)

Resumo

Este artigo buscará problematizar a primeira fase da produção teórica de Alain Touraine, que estende-se do seu estudo sobre as fábricas Renault (1948) à publicação de Production de la Société (1973). Durante essa fase, o autor desenvolveu inúmeros e extensos programas de pesquisas empíricas sobre o mundo da indústria e do trabalho tendo como uma de suas preocupações centrais a problemática da consciência operária. Destacaremos a importância dessas pesquisas, pouco conhecidas pelo público acadêmico, assim como a relação que Touraine estabeleceu com a América Latina - em particular o Brasil e o Chile - na formação de sua teoria sociológica. Visa-se mostrar que a teoria que o autor produziu nessa fase buscou responder à necessidade de uma suposta modernização da sociedade ocidental, fosse ela o centro ou a periferia.

Palavras-chave:
Sociologia do Trabalho Francesa; Sociologia do Trabalho Brasileira; Alain Touraine

CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br