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A temática do lazer em cursos de graduação da área da saúde

The theme of leisure in graduate health care

Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa que teve como objetivo compreender de que maneira a temática do lazer é abordada no âmbito do ensino nos cursos de graduação em Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica e documental, que envolveu análise dos projetos político-pedagógicos e programas de disciplinas. Foi possível constatar diferentes abordagens, visões e funções do lazer. Para a Educação Física o lazer é observado a partir de aspectos teórico-práticos, de atuação e formação profissional. Na Terapia Ocupacional destacam-se as possibilidades de inclusão/integração social, socialização, exercício de cidadania, desenvolvimento pessoal; possibilidades de experiências prazerosas, de brincadeiras, atividades lúdicas, utilizadas como meios e fins médicos/terapêuticos. Na fisioterapia, é possível perceber um viés voltado para a reabilitação onde o lazer, por meio do brincar, é tratado apenas como uma ferramenta utilizada em alguns momentos do tratamento fisioterápico.

Lazer; Saúde; Educação Física; Fisioterapia; Terapia Ocupacional


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