Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

É com satisfação que anunciamos o lançamento do segundo número de 2000, correspondente à sétima edição de Materials Research, volume 3, número 2 (2000).

Número especial- histórico CBECIMAT

Lançamos em fevereiro p.p. um número especial da Materials Research (volume 3, número 1) contendo todos os resumos dos artigos apresentados nas 13 edições do CBECIMAT, realizados entre 1974 e 1998. Portanto, a Materials Research recupera substancial parte de história e da produção científica sobre Ciência e Engenharia de Materiais (CEM) no Brasil. O software incluído no CD permite recuperar os resumos por autor, palavra-chave, instituição e ano do congresso. Há ainda recursos para levantamentos estatísticos que possibilitam, por exemplo, levantar quais autores apresentaram mais trabalhos num determinado congresso ou em todos os treze, bem como a distribuição de artigos por Estado, instituição ou palavra-chave, tornando-se, portanto, ferramenta indispensável para pesquisas bibliográficas sobre Ciência e Engenharia de Materiais, Física da Matéria Condensada e Química dos Sólidos e campos correlatos no Brasil. Este CD-ROM é oferecido como brinde aos assinantes da Materials Research. Para não assinantes, o preço do CD, incluindo a assinatura da MR para o ano 2000, é R$60,00 para pessoas físicas e R$240,00 para pessoas jurídicas.

Indexação e política editorial

Com apenas um ano e meio de existência, a Materials Research já foi indexada nos seguintes bancos de referências: Chemical Abstracts, World Ceramic Abstracts, International Pool of Glass Abstracts e no Scientific Electronic Library Online (Scielo), que produz a versão eletrônica completa da MR. Esse fato espelha a qualidade da revista. Nossa política editorial é análise rigorosa, mas justa e educativa!

Sociedades fundadoras e associadas

A MR é editada conjuntamente por três associações fundadoras: Associação Brasileira de Metais (ABM), Associação Brasileira de Cerâmica (ABC) e Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) – que editam revistas específicas sobre metalurgia, cerâmica e polímeros – e por duas sociedades científicas associadas: Sociedade Brasileira de Crescimento de Cristais (SBCC) e, a partir deste número, Sociedade Brasileira de Cristalografia (SBCr). Nossos especiais agradecimentos à Prof. Dra. Yvonne Mascarenhas, presidente da SBCr, que viabilizou a parceria com essa prestigiosa sociedade e boas-vindas aos associados da SBCr. Esperamos ainda que a MR seja elemento catalisador para criação da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPM), que poderá atuar como federação ou consórcio de sociedades científicas. A SBPM, por sua vez, passará a ser mais uma entidade associada à MR, com claro efeito sinergético.

Revista Ibero-Americana de Materiais

Estamos em fase final de negociação para alterar o nome fantasia da MR de Revista Brasileira de Materiais para Revista Ibero-Americana de Materiais. A lógica será ampliar o espectro da MR e fortalecê-la com artigos e assinantes da Espanha, Portugal e América Latina. Para isso estamos envidando esforços de parceria com revistas dedicadas a materiais, de cunho nacional, editadas em alguns desses países e, numa primeira etapa, ampliando nosso corpo editorial com renomados cientistas da Espanha, Portugal, México, Cuba, Venezuela, Chile e Argentina.

Estatísticas de tempos

Passados 18 meses desde a edição do primeiro número da MR (outubro de 1998), já analisamos e editamos uma quantidade de artigos suficiente para apresentar uma primeira estatística sobre os tempos decorridos entre a submissão de artigos e sua efetiva publicação pela MR (tpub), resumidos na Figura abaixo. Os itens 3 e 4 da figura referem-se a números temáticos da MR, com artigos selecionados dos congressos de Crescimento de Cristais e de Estruturologia, respectivamente. O item número 6 refere-se ao tempo gasto na produção do CD-ROM sobre o CBECIMAT. Portanto, excluindo-se esses três números especiais, a média geral para artigos submetidos diretamente ao editor principal é tpub ~7 meses. Nosso recorde foi 46 dias com um máximo de 336 dias. Para acelerar ainda mais o processo de julgamento de artigos, passamos a consultar possíveis assessores antes de encaminhar os artigos completos, sempre que possível em forma eletrônica.Tempo médio decorrido entre a submissão e a publicação de artigos na Material Research. Dos artigos submetidos à publicação, aproximadamente 50% têm sido aceitos pela MR, após sugestões e correções dos nossos acessores.


Agradecimentos

Agradecemos ao apoio do Departamento de Engenharia de Materiais- DEMa/ Ufscar pelo auxílio com as despesas de correio, fax e telefone; do NIT/ Ufscar pela criação e manutenção da home-page e às secretarias da ABC, ABPol e ABM, que têm nos auxiliado na divulgação e no gerenciamento das assinaturas e dos recursos financeiros. O financiamento para a editoração, produção e impressão deste sétimo número da MR foi proveniente da renda das assinaturas.

Ficamos à sua disposição para esclarecimentos, críticas e sugestões.

Cordialmente

Edgar Dutra Zanotto

Coordenador dos Editores

20-04-2000

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Ago 2000
  • Data do Fascículo
    Abr 2000
ABM, ABC, ABPol UFSCar - Dep. de Engenharia de Materiais, Rod. Washington Luiz, km 235, 13565-905 - São Carlos - SP- Brasil. Tel (55 16) 3351-9487 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: pessan@ufscar.br