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Missão Comprida Cumprida

EDITORIAL

Missão Comprida Cumprida

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente"

Soren Kierkegaard

Encerramos o mandato estendido desta diretoria da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, tendo cumprido nossa missão no interstício de três anos (setembro de 2005 a setembro de 2008). Como é típico de todo final de ciclo, cabe aqui uma recapitulação e um balanço do que representou tal período, no que se refere às publicações científicas da área da psicologia e saberes afins divulgados na revista.

Primeiramente, o compromisso precípuo de divulgar a produção científica de qualidade na área de psicologia e domínios afins resultou na publicação de 12 números, dos quais 11 foram números correntes e um número especial. Este último foi dedicado aos professores laureados, em sinal de reconhecimento de suas responsabilidades na construção da ciência psicológica brasileira e conseqüente projeção da excelência da Universidade de Brasília, que se reflete além das fronteiras do território nacional.

Ao todo foram produzidas 1.582 páginas e publicados 155 artigos inéditos, nove resenhas, sete notícias. Ainda, no número especial, foram publicadas cinco reedições de artigosreferência, publicados nos primeiros números desta revista e uma entrevista. Foram produzidos 6.000 exemplares impressos e 792 CD-ROMs. Coube a esta diretoria, o desafio e a conquista de ampliar a periodicidade da revista, passando de quadrimestral para trimestral. Esta gestão também foi responsável pelo aumento na média de artigos inéditos publicados por número (da ordem de 13,3), que se soma à resposta às demandas da prolífera produção intelectual da área de psicologia.

No que tange à distribuição geográfica das afiliações institucionais dos autores que contribuíram com artigos nos três últimos anos, temos um número razoável de autores de instituições estrangeiras (9%), dos quais a maioria procedente de instituições de pesquisa e ensino superior da Europa (14) e Estados Unidos (5). A distribuição das afiliações institucionais no território nacional se concentra, em ordem decrescente, nas regiões sudeste (42%), centro-oeste (18,5%), sul (16,6%), nordeste (9,6%) e norte (4,2%). Os artigos publicados foram majoritariamente em língua portuguesa, tendo havido publicação de artigos em língua francesa, língua inglesa e língua castelhana. No que tange à co-autoria, tem-se observado um incremento no número de artigos escritos de múltipla autoria, predominando a modalidade de dois autores.

Neste número, as contribuições para a área educacional foram bastante sortidas: Alysson M. Carvalho e Arlete S. Pereira avaliam a qualidade dos ambientes de educação infantil de um programa público. Cláudia Cardoso-Martins e Marcela F. Corrêa investigam a evolução da escrita em crianças em idade pré-escolar, por um período de aproximadamente dois anos. Cynthia B. Okano e Sonia R. Loureiro pesquisam o valor de proteção de um programa de suporte psicopedagógico para crianças que apresentam dificuldades escolares avaliado em dois momentos: nas séries iniciais e após três anos. Por sua vez, um interessante estudo no contexto do desenvolvimento humano é apresentado por Larissa S. Turtelli e Maria da Consolação G. C. F. Tavares, que apresentam uma discussão dos estudos de Kestenberg, abordando a interligação entre o movimento e o desenvolvimento humano.

Estudos envolvendo participantes com necessidades especiais são apresentados em dois artigos relevantes: Fernanda Saviani-Zeoti e Eucia B. L. Petean apresentam estudo que teve por objetivo conhecer a opinião de adultos com deficiência mental leve e de seus cuidadores em relação à qualidade de vida desses deficientes. Priscila M. de Araújo e Paulo R. S. Ferreira avaliaram um procedimento para o ensino de subtração a indivíduos deficientes mentais, por meio de relações ambientadas em tarefas de escolha de acordo com o modelo.

Na área de psicometria e avaliação neuropsicológica, uma grande variedade de contribuições se apresentam neste número. Tania F. Campos, Soraya M. de Carvalho, Luciana P. de Melo e Ana Carolina A. Lima verificam a concordância de nomeação e familiaridade de um conjunto de figuras de objetos e de atividades funcionais. Taciano L. Milfont, Valdiney V. Gouveia, Girlene R. de Jesus, Estefânea E. S. Gusmão, Sandra S. S. Chaves e Jorge A. P. de M. Coelho investigam a comprovação da estrutura fatorial da Escala de Atitudes diante de Relacionamentos Afetivos Estáveis em estudantes universitários. Denise R. Bandeira, Adriane X. Arteche e Caroline T. Reppold estudaram a validade convergente da escala de Autopercepção de Harter em estudantes do Ensino Médio. Tin Po Huang e Gerson A. Janczura verificaram o efeito do tipo de teste e tempo de apresentação dos estímulos durante a codificação na produção de falsas memórias.

Um estudo clínico que trata de distúrbio alimentar é apresentado por Paulo R. Abreu e Luciana R. D. Cardoso, por meio de estudo de caso de um paciente do sexo masculino diagnosticado com anorexia nervosa, para ilustrar e elucidar o debate, por apresentar características diagnósticas diferentes das usualmente relatadas na literatura.

Duas contribuições no âmbito da psicologia jurídica são apresentadas neste número. Luciane M. Raupp e Clary Milnitisky-Sapiro apresentam os resultados de uma investigação que visa analisar o tratamento destinado a adolescentes em uma comunidade terapêutica. Por sua vez, Madge Porto descreve a trajetória da reconstrução da proposta de intervenção psicológica em um abrigo para mulheres em situação de violência intrafamiliar e de gênero.

Por sua vez, no âmbito das questões epistemológicas, Robson N. da Cruz e Eduardo N. P. de Cillo apresentam um ensaio no qual buscam uma possível interpretação e contextualização do desenvolvimento do behaviorismo radical para refutar a tese de sua postura eminentemente mecanicista.

Para encerrar, Marco Aurélio Togatlian apresenta a resenha do livro intitulado Afetividade e Práticas Pedagógicas, organizado por Sérgio Leite, no qual destaca a relação entre afetividade e práticas pedagógicas.

Agradeço a todos aqueles que colaboraram com a revista nesse período e que, junto comigo, escreveram uma pequena parte da história da revista: meus colegas de diretoria, os estagiários, os indispensáveis conselheiros, os solícitos pareceristas ad hoc, a direção e os funcionários do Instituto de Psicologia, os autores de manuscritos, as agências de fomento...

Entrego com total confiança a responsabilidade pela continuidade na condução dos trabalhos da revista para Josele Abreu Rodrigues, que com certeza honrará, com a seriedade e competência que lhe são características, o posto de nova editora da revista. Quero expressar à nova equipe meus votos de muito sucesso nessa árdua e desafiante missão editorial.

Despeço-me aqui, desejando aos caros leitores que uma vez mais desfrutem da leitura de um novo número da revista e agradeço pela companhia e interlocução ao longo da trajetória dos três últimos anos.

Maria Inês Gandolfo Conceição

Editora

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Nov 2008
  • Data do Fascículo
    Set 2008
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