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Negócios com impacto social

Bugg-Levine, Antony; Emerson, Jed. IMPACT INVESTING: Transforming how we make money while making a difference. 2011. Jossey Bass, San Francisco: 336 p.
Volkmann, Christine K; Tokarski, Kim Oliver; Ernst, Kati. SOCIAL ENTREPRENEURSHIP AND SOCIAL BUSINESS: An introduction and discussion with case studies. 2012. Springer Gabler, Wiesbaden: 285 p.
Elkington, John; Hartigan, Pamela. THE POWER OF UNREASONABLE PEOPLE: How social entrepreneurs create markets that change the world. 2008. Harvard Business Review Press, Boston: 242 p.
Bornstein, David; Davis, Susan. SOCIAL ENTREPRENEURSHIP: What everyone needs to know. 2010. Oxford University Press, New York: 147 p.
Yunus, Muhammad. CRIANDO UM NEGÓCIO SOCIAL. 2010. Elsevier, Rio de Janeiro: 232 p.

Os negócios com impacto social propõem um modelo de organização híbrida que combina as competências do setor privado com os conhecimentos de gestão social do Terceiro Setor. São organizações que objetivam resolver problemas sociais, utilizando mecanismos de mercado. Elas vão além do lucro e apresentam uma visão humanista, buscando um capitalismo inclusivo. É um setor relativamente recente, mas que vem ganhando força em um momento em que as pessoas querem trabalhar com um significado maior. O Brasil conta com várias empresas com essa visão, além de aceleradoras, investidores e diversos outros atores que estimulam o setor. O professor Edgard Barki (FGV-EAESP), coorganizador do livro pioneiro no assunto (Negócios com impacto social no Brasil, Editora Peirópolis, 2013), apresenta abaixo cinco sugestões para aprofundamento no tema.

IMPACT INVESTING: Transforming how we make money while making a difference

Antony Bugg-Levine e Jed Emerson. San Francisco: Jossey Bass, 2011. 336 p.

Este é o primeiro livro publicado sobre esse campo emergente. Destaca seus pioneiros e líderes, e discute as condições que conduzirão o seu crescimento. Conforme os autores, "os investimentos de impacto reconhecem que os investimentos podem objetivar retornos financeiros e ao mesmo tempo endereçar intencionalmente os desafios sociais e ambientais". Com diversos exemplos, fornece um roteiro claro, conciso e articulado para a compreensão dos investimentos de impacto.

SOCIAL ENTREPRENEURSHIP AND SOCIAL BUSINESS: An introduction and discussion with case studies

Christine K. Volkmann, Kim Oliver Tokarski e Kati Ernst (Eds.). Wiesbaden: Springer Gabler, 2012. 285 p.

Este livro explica os conceitos relacionados a negócios com impacto social, diferenciando os negócios sociais de empreendedorismo social. Oferece uma visão sobre o que são e como funcionam esses negócios, uma análise do perfil dos empreendedores sociais e de seus colaboradores e uma discussão sobre modelos de negócios e estratégias que podem ser pensados para essas organizações. Por fim, discute a relação do empreendedorismo social com o mercado e a sociedade.

THE POWER OF UNREASONABLE PEOPLE: How social entrepreneurs create markets that change the world

John Elkington e Pamela Hartigan. Boston: Harvard Business Review Press, 2008. 242 p.

Os autores analisam o papel e a forma de identificar oportunidades e desenvolver negócios dos empreendedores sociais, considerados agentes de mudança, que trabalham de modo "não razoável", pois, ao invés de se adaptarem ao mundo, trabalham para que o mundo se adapte e se torne um local melhor e mais inclusivo. O livro descreve um novo perfil de líder que está inovando a maneira de se fazerem negócios no mundo.

SOCIAL ENTREPRENEURSHIP: What everyone needs to know

David Bornstein e Susan Davis. New York: Oxford University Press, 2010. 147 p.

Mais ligado ao empreendedorismo social, este livro é praticamente um guia que explica, de maneira simples e sintética, o que é e o que faz um empreendedor social, quais os seus principais desafios e como esse movimento pode influenciar os negócios e a sociedade. O livro descreve como pensam e trabalham esses empreendedores que são inovadores, pensam "fora da caixa" e buscam soluções que façam diferença no mundo.

CRIANDO UM NEGÓCIO SOCIAL

Muhammad Yunus. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 232 p.

O Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus descreve, neste livro, sua visão de negócio social, que tem como principal objetivo o impacto social, e não o lucro (que deveria existir apenas como forma de sustentabilidade em longo prazo da empresa). Para o autor, os negócios sociais seriam a melhor alternativa para reverter a disparidade social existente no mundo. Descreve vários exemplos reais, entre os quais o famoso caso Grameen Danone.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Sep-Oct 2014
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