Acessibilidade / Reportar erro

Palavras da diretora

Palavras da diretora

Uma das temáticas privilegiadas na RAP, considerando sua importância no cenário socioeconômico brasileiro, é a da área da saúde. Este número abre com três artigos que contemplam as demandas para o serviço social no âmbito dos serviços públicos de saúde, a pesquisa e produção em economia da saúde e a gestão em rede no SUS.

As (re)configurações das demandas ao serviço social no âmbito dos serviços públicos de saúde estuda as demandas apresentadas aos assistentes sociais na esfera pública dos serviços de saúde a partir da redefinição do papel do Estado nos anos 1990. Para alcançar os objetivos propostos, aborda o caráter reducionista do Estado brasileiro, as políticas de saúde nos anos 1980 e o delineamento das configurações e reconfigurações das demandas dirigidas ao serviço social no âmbito dos serviços públicos de saúde.

Pesquisa e produção científica em economia da saúde no Brasil elabora um diagnóstico da área. As principais fontes de dados foram os grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e o levantamento da produção científica brasileira na Biblioteca Virtual em Saúde Bireme. As conclusões do estudo permitem identificar aspectos que contribuem para o aprimoramento deste setor tão importante no cenário das políticas públicas brasileiras.

Das pressões às ousadias: o confronto entre a descentralização tutelada e a gestão em rede no SUS analisa a implantação do SUS ao longo de uma década e meia. Conclui que o processo de estabelecimento de modalidades de gerência que construam uma "linguagem de vínculos", permitindo a gestão em rede do SUS, depende da superação de alguns "gargalos" operacionais e financeiros do sistema.

Plano diretor e planejamento estratégico municipal: introdução teórico conceitual discute, com base em estudos de casos vivenciados pelos autores, a formatação dos instrumentos plano diretor e do planejamento estratégico municipal, abordando a questão de seus potenciais e limitações, ao mesmo tempo que procura contextualizálos.

Cidade à venda: reflexões éticas sobre o marketing urbano, a partir de uma exposição e discussão conceitual do tema, propõe uma reflexão dos limites éticos da incorporação das estratégias de marketing pelas cidades.

Desenvolvimento de produtos sustentáveis: o papel da gestão de pessoas propõe um debate sobre a integração entre administração de recursos humanos e o desenvolvimento de produtos sustentáveis (DPS). O artigo apresenta uma abordagem reflexiva sobre as principais contribuições das dimensões funcionais e competitivas da gestão de pessoas para o DPS e apresenta um construto para a melhoria do processo de desenvolvimento de produtos ambientalmente sustentáveis.

Análisis político institucional del sistema de gestión regional: el caso de la región de Tarapacá en Chile analisa o processo de implementação do modelo de gestão regional, considerando as relações estabelecidas com os diferentes atores envolvidos ao longo do processo e seus resultados. O artigo é baseado em estudo sobre a região de Atacama financiado pelo Instituto de Assuntos Públicos da Universidade do Chile, cujo objetivo maior foi identificar elementos comuns e variáveis para fortalecer ou desenhar o processo de gestão regional, cuja implementação assume dimensões peculiares às diferentes regiões do país.

Boa leitura!

Deborah Moraes Zouain

Diretora e editora da RAP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Ago 2007
  • Data do Fascículo
    Abr 2007
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br