Acessibilidade / Reportar erro

Contextos Pré-Escolares Inclusivos: Organização do Grupo, Interações e Envolvimento2 2 Este trabalho é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE) e por Fundos Nacionais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), referência FCT - SFRH/BD/111211/2015; e apoio da FCT a centros de investigação sob a referência 2020-2023 UIDP/00050/2020.

Inclusive Preschool Contexts: Group Organization, Interactions and Engagement

RESUMO:

Este estudo correlacional pretende caracterizar os contextos pré-escolares inclusivos portugueses relativamente aos formatos de atividade, analisar relações entre eles e a qualidade do tom emocional e estimulação cognitiva e da linguagem do educador, e as relações entre formatos de atividade e envolvimento de crianças com incapacidades, em risco e com desenvolvimento típico. Participaram do estudo 198 crianças (47 com incapacidades; 60 em risco; 91 com desenvolvimento típico). O envolvimento das crianças e os formatos de atividade foram observados com o Child Observation in Preschool; tom emocional e estimulação cognitiva com o Teacher Observation in Preschool. Os resultados revelaram que o tom emocional dos educadores nas interações registou valores moderados, sendo mais elevados nas atividades de grande-grupo. O grande-grupo registou níveis de envolvimento mais baixos para todas as crianças. Os três grupos de crianças registam níveis semelhantes de envolvimento em jogo-livre. Concluise que, apesar dos formatos de grande-grupo apresentarem qualidade mais elevada no tom das interações, é nestes que crianças com e sem incapacidades apresentam níveis mais baixos de envolvimento, destacando-se o jogo-livre como um formato onde todas as crianças se envolvem mais. Os resultados salientam a importância da intencionalidade educativa no planeamento das interações e dos formatos das atividades, para assegurar a promoção do envolvimento das crianças.

PALAVRAS-CHAVE:
Educação inclusiva; Qualidade das interações; Envolvimento

Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com