Acessibilidade / Reportar erro

Brasil, Espelho de Cabo Verde: o caso do carnaval de São Vicente1 1 Este texto baseia-se no capítulo VI da minha tese de doutorado em Antropolo-gia (Daun e Lorena 2018) defendida no ICS - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal) e cuja pesquisa foi apoiada pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/77522/2011). A tradução deste artigo foi também financiada pela FCT no âmbito do plano estratégico do CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia (UID/04038/2020).

Brésil, miroir du Cap-Vert: le cas du carnaval de São Vicente

RESUMO

O carnaval de São Vicente é um símbolo da identidade da ilha e, simultaneamente, um campo que evoca e intersecta vários referentes identitários, sendo o Brasil o principal. Neste artigo, revisita-se a longa história de discursos e representações acerca da relação identitária entre Cabo Verde e Brasil, a partir do caso do carnaval de São Vicente. Com base em pesquisa arquivística e etnográfica, apresentam-se várias influências culturais brasileiras que, ao longo do tempo, marcaram o carnaval da ilha, e discute-se essa suposta relação, propondo a metáfora do espelho para melhor ilustrar essa identificação unilateral e demanda identitária.

Palavras-chave:
Brasil; Cabo Verde; Carnaval; Etnografia; Identidade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com